Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospitais do Estado se mobilizam para manter estoque de sangue no Pará

Por Vera Rojas (HEMOPA)
26/06/2020 18h15


A necessidade por transfusão de sangue ultrapassa as fronteiras de Belém e atinge também a rede hospitalar do interior do Estado com milhares de pacientes que necessitam da doação de sangue para sobreviver. Diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, que impactou na redução de coletas no Pará, hospitais públicos estaduais se mobilizam para ajudar a manter o estoque regular de sangue para atendimento pleno da demanda transfusional.

As ações se traduzem em campanhas para doação de sangue nos serviços de coleta mais próximos e ações de educação em saúde para destacar a importância da participação de todos no processo da doação voluntária. Em Belém, a sede da Fundação Hemopa está preparada para receber voluntários e oferecer toda a segurança e prevenção com estabelecimento de protocolos de higienização e distanciamento, além de oferecer serviços para transporte de pequenos grupos de doadores.

Em junho deste ano, o Hemopa recebeu apoio do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que incentivou o ato solidário entre funcionários, familiares e amigos de pacientes internados. Entre as ações do Hemopa, em Belém, destaque também para o projeto Caravana Solidária, que oferta micro-ônibus para transportar pequenos grupos de doadores de sangue. O serviço foi usado pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que participou das ações do Junho Vermelho ao encaminhar mais de 40 voluntários para a sede do hemocentro.

Campanhas - O Hospital Jean Bitar (HJB) também se soma às demais unidades da hemorrede estadual, coordenada pelo Hemopa, agilizando o atendimento dos pacientes que necessitam de transfusão durante procedimentos cirúrgicos. O HJB faz, diariamente, um trabalho de sensibilização com abordagens a usuários e familiares, explicando a importância da reposição do estoque de bolsas de sangue e orientando sobre a doação. São entregues panfletos com orientações básicas e o código de doação do Hospital Jean Bitar. Além disso, campanhas internas sensibilizam e incentivam funcionários a doar sangue.

No ano passado, o hospital promoveu, em parceria com o Hemopa, Caravana Solidária que beneficiou cerca de 200 pacientes. A Agência Transfusional do hospital registrou a média mensal de 80 atendimentos. Nos primeiros cinco meses deste ano, a média mensal foi de 70 transfusões sanguíneas.

A paciente Elisana Santos Magalhães precisou ser submetida a duas angioplastias e dependeu da transfusão de sangue para sobreviver. “Meu caso foi uma emergência, pois tive severa hemorragia interna. A solidariedade de alguém que nem conheço salvou a minha vida. Por isso, peço a quem puder ajudar, quem quiser salvar uma vida, que doe sangue, pois muita gente precisa. Eu também já fui doadora, já salvei vidas, e agora fui eu que precisei ter a vida salva por esse gesto tão nobre”.

Assistência - Em Breves, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) intensificou, neste mês, ações de incentivo à doação de sangue com palestras e exibição de vídeos, diariamente, nas áreas de atendimento. Abastecido pelo Hemopa, o HRPM garante atendimento ao Hospital Municipal, à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e agora, também, ao Hospital Campanha, além de atender os seis municípios do 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS). Em 2019, o HRPM fez 2.043 transfusões de sangue (média mensal de 170 transfusões). De janeiro a maio deste ano, foram 689 atendimentos transfusionais.

Elizelton Rodrigues teve anemia aguda e precisou de transfusão de sangueInternado há nove dias com quadro de anemia aguda, Elizelton Rodrigues, 26 anos, morador do município de Anajás, precisou de transfusão sangue. Hoje ele volta para casa com saúde. ‘’Estou muito feliz por ter recebido transfusão de sangue. Agradeço às pessoas que doaram, e se puderem doem sempre, porque salva vidas. Salvou a minha. Estou saindo muito bem daqui”, ressaltou.

Em Paragominas, sudeste do Estado, Antônio Virgulino Frazão, 31 anos, se tornou paciente no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), onde trabalha como técnico de enfermagem. Vítima de acidente de trânsito, ele ficou dez dias internado e passou por dois procedimentos cirúrgicos, necessitando de transfusão de sangue.

"Eu não me via precisando desse procedimento, não me via nessa situação. Já testemunhei muitas situações como a minha, em função do meu trabalho, e agora foi a minha vez de precisar da solidariedade de alguém para sobreviver. Por isso, quero ressaltar a importância da doação de sangue. O ato de doar sangue vai fazer a diferença na vida de outros pacientes, assim como fez na minha vida”, reforça.

Somente em 2019, o HRPL , que é uma unidade de média e alta complexidade, fez 2.243 cirurgias, 20% de grande porte, com transfusão. O hospital usou 345 bolsas de sangue, 60% consumidas por pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 13% do centro cirúrgico. Só nos cinco primeiros meses de 2020, apesar da redução de procedimentos cirúrgicos, foram usadas 109 bolsas de sangue, 36% na UTI e 12% no centro cirúrgico.

Conscientização - No nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) fez, neste mês, ações alusivas ao Junho Vermelho com palestras, exibição de vídeo e exame de tipagem sanguínea aos pacientes e acompanhantes. A unidade foi responsável, em 2019, por 600 transfusões, com estoque abastecido pela Fundação Hemopa. De janeiro a maio deste ano, foram 177 transfusões em pacientes internados.

A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, agradece pelas ações voluntárias das instituições parceiras, que colaboraram para promoção da doação de sangue no Pará. “Isso tem nos ajudado a atender satisfatoriamente a demanda transfusional. É esperança de vida para quem depende desse gesto para sobreviver”, frisa, lembrando as campanhas feitas, ainda em junho, em parceria do Hospital Galileu com o posto de saúde de Icoaraci. O cronograma de ações conta ainda com campanha do Hospital da Aeronáutica, dias 29 e 30; e do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, também dia 30.

Serviço: Para participar do projeto Caravana Solidária, basta telefonar para (91) 3110-6519.