Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARAJÓ

Quase 500 moradores são atendidos em dois dias de ação itinerante em Ponta de Pedras

Ação do Governo do Pará ocorre, até esta quarta, no navio que aportou com serviços de saúde na cidade

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
10/06/2020 14h54

Embarcação recebeu, exclusivamente, pacientes com quadro suspeito de Covid-19Era por volta das 6h da manhã desta quarta-feira (10), quando Fernando de Jesus Leal, morador do município de Ponta de Pedras, no Marajó, embarcou em uma lancha com destino à capital paraense, para internação no hospital Aberlado Santos, no distrito de Icoaraci. A transferência foi mobilizada pela equipe do navio itinerante do Governo do Pará, que está na cidade desde terça-feira (9), oferecendo atendimento exclusivo para pessoas que apresentam sintomas leves e moderados da Covid-19.

Fernando estava internado desde o último domingo (7), no hospital municipal. Sua esposa, Liliane Barros, procurou a equipe do navio itinerante na terça-feira, pedindo ajuda para o marido. “A situação dele tava piorando a cada dia, não sabia mais o que fazer. Que bom que este navio chegou à cidade. Agora, está bem acolhido no hospital. Seremos eternamente gratos”, disse emocionada. 

A equipe do navio itinerante está apta para intermediar qualquer transferência em casos de pacientes que necessitem de internação. Em diagnósticos mais graves, a equipe local da ação providencia também, por meio de helicóptero, a transferência para a rede hospitalar pública na capital. O serviço aéreo está sendo prestado desde o início da pandemia.

“O serviço é completo. A equipe toda está preparada para atender a população que procurar os serviços oferecidos no navio itinerante” - David Aires, coordenador da ação no município marajoara.

José Ferreira foi um dos moradores atendidos em Ponta de PedrasAtendimento humanizado

Esta quarta-feira é o último dia do navio itinerante em Ponta de Pedras. A população local aprovou a iniciativa. “Meu filho veio no primeiro dia, fez o teste rápido e deu positivo. Por isso, resolvi procurar atendimento hoje. Está tudo bem comigo, fui muito bem recebido. A equipe toda está de parabéns”, comenta José Ferreira, 80 anos, aposentado.

A doméstica Ana Cláudia Alves, 48 anos, elogiou a organização e rapidez do atendimento. “Do início ao fim, não tenho do que reclamar. Os profissionais foram atenciosos, atendimento excelente”. Ana fez o teste PCR (coleta secreção). A amostra dela, assim como de todos os outros que fazem o procedimento, são transportadas de aeronave para o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).  

Agilidade – O diretor geral do Lacen, Alberto Júnior, explica que a cada dois dias de ação nos municípios marajoaras, uma equipe se deslocará de Belém para apanhar as amostras “que serão analisadas em 24h e o resultado disponível em 48h para os pacientes”. Os que tiveram as amostras coletas nesta quarta receberão os resultados na próxima sexta, no hospital municipal. Alberto Júnior chegou na companhia do deputado estadual Wanderlan Quaresma, que veio acompanhar o último dia de ação na cidade. 

Amostras coletadas na ação são transportadas de aeronave para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em BelémBalanço

Nos dois dias de ação no município de Ponta de Pedras, a equipe do navio itinerante realizou 463 atendimentos, entre consultas, exames e testes rápidos. David Aires, coordenador da ação, avalia como positivo a estadia na cidade. “Ocorreu como previsto e realizamos tudo o que estava ao nosso alcance. Somos bem recebidos e a equipe agradece o apoio que recebeu”, finaliza. 

A próxima parada do navio itinerante será no município de Muaná, onde a embarcação ficará durante os dias 11 e 12, no trapiche, com atendimento das 8h30 às 15h30. 

Atendimentos no navio itinerante: 

Muaná: 11 e 12/06
Local: Trapiche de Muaná

São Sebastião da Boa Vista: 13 e 14/06
Local: Trapiche de São Sebastião da Boa Vista

Cachoeira do Arari: 15 e 16/06
Local: Trapiche de Cachoeira do Arari

Soure e Salvaterra: 16 e 17/06
Local: Trapiche de Soure.

Atendimento terrestre:

Curralinho: 10/06
Local: Escola Municipal Francisco Chagas, bairro Centro

Oeiras do Pará: 11/06
Local: Escola Municipal Raimundo Arcanjo, bairro Marapirá.