Detran ensina sobre preservação da vida nas vias e rodovias do Pará
O Detran atua nas empresas, escolas, instituições governamentais e não-governamentais e em vias públicas de mais de 100 municípios, conscientizando as pessoas sobre fatores de risco e comportamento seguro no trânsito
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vem confirmando seu status de referência na execução de diversas iniciativas que colocam a Educação como ponto central para a construção de novas atitudes e comportamentos para salvar vidas no trânsito.
Desde o ano de 2019, o Detran atua com frentes de trabalho que atuam nas empresas, escolas, instituições governamentais e não-governamentais e vias públicas de mais de 100 municípios, para conscientizar as pessoas sobre fatores de risco e comportamento seguro no trânsito.
Neste domingo, 28, é celebrado o Dia Mundial da Educação. Instituída em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, a data desempenha o papel de reforçar a importância da Educação no desenvolvimento da humanidade em diversos aspectos. Um deles é a Educação para o Trânsito que está presente entre os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Projeto “Educação de Trânsito por Todo o Pará”, desenvolvido pelo órgão desde o ano de 2020, realizado em parceria com os municípios, já percorreu quase todas as regiões do Estado para alertar condutores e pedestres sobre os riscos de acidentes. “A gente foca na realidade local, identificando onde está o principal problema da cidade e as abordagens de rua são direcionadas para essas estatísticas para que a população ouça os nossos agentes e perceba o risco de suas próprias atitudes”, explica o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
Neste mês de abril as equipes de Educação percorrem a região do Caeté e em junho estarão no sudeste paraense. A formação também tem sido uma prioridade. Para os agentes públicos e a comunidade em geral, o Detran realiza ao longo do ano o Curso de Agentes Multiplicadores em Educação para o Trânsito. Durante uma semana, os participantes aprendem sobre a legislação de trânsito e aplicação do conhecimento na prática. Depois, multiplicam o aprendizado no trabalho, escola, igreja, comunidade e qualquer outro lugar onde atuam.
Para os profissionais do trânsito, o Detran promove também cursos de formação e atualização para reciclar o conhecimento da legislação de trânsito, tendo os taxistas, mototaxistas, motoristas de transporte escolar e de emergência como principal público-alvo. O uso do celular ao volante, os perigos de dirigir sob o efeito de bebida alcoólica, a importância do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo e, principalmente a preocupação com os itens de segurança do condutor e dos passageiros, a exemplo do capacete, estão entre os principais conteúdo da formação.
O lavrador Antônio Márcio é mototaxista em Santa Luzia do Pará e, na última semana ele e os outros companheiros de profissão receberam a formação para o melhor exercício da atividade remunerada. "Foi ótimo porque estão ensinando como devemos andar, usar o capacete e ter responsabilidade como condutores no trânsito, com pessoas qualificadas", avaliou.
As escolas e empresas também se tornaram um dos focos do trabalho de educação do Detran. Com palestras e atividades lúdicas, os servidores da educação ensinam trabalhadores e alunos a entender o trânsito, suas regras, leis e seu funcionamento, com olhar voltado para a coletividade.
Detranzinho
Em 2023, o Detran criou o Detranzinho. O trabalho de orientação é realizado especialmente com as crianças de escolas públicas e privadas. O espaço pedagógico simula um circuito de trânsito todo interativo, onde os pequeninos aprendem brincando sobre conscientização, semáforo, travessia na faixa de pedestre e todos os demais cuidados necessários para que eles e seus familiares possam transitar em segurança. Até o momento, mais de 2 mil crianças já foram atendidas no Detranzinho. “São várias frentes de atuação para aumentar a presença do Detran nos municípios e, acima de tudo, conscientizar a sociedade de que a preservação da vida no trânsito precisa ser um compromisso de todos”, comenta a diretora-geral, Renata Coelho.