Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEDIDAS PROTETIVAS

Segup garante proteção à saúde de agentes de segurança do interior 

Iniciativa já levou atendimento médico a Abaetetuba e Capanema e agora chega em Cametá

Por Laís Menezes (PC)
05/06/2020 12h03

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) assegura um conjunto de medidas de proteção à saúde dos agentes de segurança que atendem as comunidades do interior paraense durante a pandemia da Covid-19. O atendimento médico envolve 20 municípios e já esteve em Abaetetuba e Capanema. Nesta sexta-feira (05) é a vez de Cametá, no Baixo Tocantins.

Diretor de Prevenção da Segup, o Cel. Jorge Aragão frisou que os municípios foram selecionados a partir dos índices divulgados pela Sespa sobre a incidência da Covid-19 no interior do Estado. 

“Essa é uma ação de integração entre os setores de saúde do Sistema de Segurança, cada setor fornece recursos humanos e leva também alguns insumos disponíveis. A Segup trabalha na coordenação desse esforço que atenderá seis regiões, abrangendo 20 cidades’’, informou o Cel. Aragão.

A Diretoria de Prevenção da Segup já disponibilizou mais de mil testes rápidos para os agentes de cinco regiões polo do interior. Uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de segurança fica responsável pelos atendimentos em cada cidade. Os testes são utilizados entre o 7º e o 10º dia de sintomas como febre, tosse, dor no corpo, cansaço ou dificuldade para respirar. 

Serão viabilizadas também vacinas contra a gripe para imunizar os agentes, kits com medicamentos para Covid-19 e, ainda, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, luvas, álcool etílico 70°, álcool em gel 70°, óculos de proteção, aventais e macacão de proteção. 

O secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, destacou que as medidas de prevenção e resguardo dos agentes no interior são as mesmas adotadas para os agentes na Região Metropolitana de Belém (RMB).

“Nós prestamos assistência aos servidores da segurança pública em toda a região metropolitana e agora essas ações foram estendidas para o interior do Pará, conforme planejamento prévio quanto ao perigo de contágio, que agora aumenta cada vez mais no interior. O atendimento é exclusivo a esses servidores, feito pelo quadro de saúde dos órgãos de segurança, em parceria para que possamos atingir todo o nosso efetivo. Os que necessitarem serão medicados e contarão com assistência médica”, garantiu o titular da Segup.