Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SISTEMA PENITENCIÁRIO

Custodiados do regime aberto recebem guia para utillização de tornozeleira eletrônica

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
25/03/2020 18h05

Com o intuito de promover maior orientação a custodiados do regime aberto, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio do Núcleo Gestor de Monitoração Eletrônica (NGME), iniciou nesta quarta-feira (25), a entrega de guias de monitoramento aos custodiados que receberão tornozeleira eletrônica. 

Cada custodiado recebe um guia onde constam 10 orientações sobre o uso do equipamento, como tempo de carregamento e demais cuidados que devem ser tomados para garantir o bom funcionamento e a monitoração correta. Estima-se que, nos próximos dias, um vídeo instrutivo passe a ser exibido para tornar ainda mais didáticas as instruções quanto ao monitoramento eletrônico, além disso, a NGME também fixou banners com as instruções necessárias. 

O monitoramento eletrônico é destinado aos custodiados que progridem ao regime aberto. Hoje, na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), há 2.248 equipamentos ativos, o que significa o mesmo total de custodiados utilizando tornozeleira eletrônica. 

Segundo o diretor da NGME, Nilton Canto, o interno, ao progredir do regime semiaberto para o aberto, recebe as devidas orientações para utilização do equipamento e esta rotina se torna mais eficaz e informativa com a entrega dos guias. “O guia traz informações para que o interno não danifique o aparelho por conta de uso indevido do equipamento. Ele também fornece mais esclarecimentos que evitarão sanções aos custodiados”, explicou o diretor.

Rotina - Os serviços no Núcleo Gestor de Monitoração Eletrônica permanecem ocorrendo dentro da normalidade, embora com restrições e cuidados para evitar filas e aglomeração de pessoas que buscam atendimento. A medida é em função das ações preventivas ao novo coronavírus.