Coleta de sangue em Belém está concentrada na sede do Hemopa

As doações nas unidades dos shoppings Pátio Belém e Castanheira, assim como na unidade móvel, estão suspensas para evitar contágio

23/03/2020 00h21 - Atualizada em 23/03/2020 09h41
Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)

Para se juntar ao esforço de prevenção ao novo Coronavírus, a Fundação Hemopa decidiu suspender temporariamente a coleta de sangue nas unidades dos shoppings Pátio Belém e Castanheira, em Belém. A partir desta segunda-feira (23), apenas a sede do Hemopa, no bairro de Batista Campos, vai atender aos doadores.

"Tomamos está medida para evitar aglomeração de voluntários nas referidas unidades, que são menores. Na sede, o espaço é maior, mais arejado, e as pessoas podem sentar de uma forma mais espaçada. Nossa preocupação maior é preservar a saúde de todos", destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.As doações de sangue, essenciais para milhares de doentes, continuam na sede do Hemopa

Os doadores poderão marcar a data da doação pelo 0800 280 8118. "Vamos atender demanda espontânea também, mas o 0800 é para facilitar para grupos de amigos, por exemplo, que desejam vir em um momento mais tranquilo", ressaltou o gestor.

A captação externa em Icoaraci (Distrito de Belém) com a unidade móvel, que estava programada para os dias 23 e 24 de março, foi adiada para avaliar como melhor atender ao público nas comunidades.

Manter o estoque - O governador Helder Barbalho, pelas redes sociais, destacou a importância da doação de sangue para evitar o desabastecimento do estoque, e assim garantir a atividade transfusional para toda a rede hospitalar do Estado.

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado antes da coleta. É necessária a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte).

Diante da necessidade de controle da pandemia, doadores voluntários que tiverem viajado há pouco tempo para áreas de contágio do novo Coronavírus devem doar somente após 30 dias da viagem. O mesmo período vale para quem manteve contato com alguém que viajou para localidades onde há casos comprovados. Quem apresenta algum sintoma grupal também não deve ir à sede da Fundação Hemopa.

É importante lembrar que a hemorrede conta com unidades de coleta de sangue em vários municípios do Pará. Há hemocentros em Belém, Castanhal, Marabá e Santarém, e mais cinco hemonúcleos em Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí.

Clique aqui e veja o endereço de cada unidade: http://www.hemopa.pa.gov.br/site/hemorrede/