Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALÇA VIÁRIA

Setran vai concluir instalação de dolfins de proteção na ponte sobre o Rio Acará

Os dolfins flutuantes vão proteger os pilares da ponte nos vãos utilizados para passagem de embarcações

Por Kátia Aguiar (COHAB)
20/03/2020 18h33

A ponte Rio Acará, que integra a Alça Viária, ganha a proteção dos dolfins nos pilaresA Secretaria de Estado de Transportes (Setran) conclui neste fim de semana a instalação de dolfins de proteção na ponte sobre o Rio Acará, na PA-483, que integra a Alça Viária. Segunda ponte do Complexo da Alça, no sentido de saída de Belém, a ponte passa por obras de manutenção e conservação. Localizada no KM-44 da Alça Viária, a ponte tem 860 metros de extensão e 18 vãos, que sofreram avarias provocadas por choques de embarcações ao longo dos anos, justamente pela falta de proteção.

Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, serão instalados dois dolfins  flutuantes como proteção aos pilares dos vãos utilizados para a navegabilidade, com dimensões em planta de 18,54 x 38,55 metros, em estrutura metálica, e cerca de 185 toneladas cada, além de defensas em concreto armado em todo o perímetro, com aproximadamente 150 toneladas.

A proteção evitará acidentes nos vãos da ponte abertos à navegaçãoOs dolfins estão no local, faltando somente o posicionamento das defensas para serem instalados. "A instalação (das defensas) e a manutenção da ponte Acará ocorre de acordo com o planejamento da Setran para garantir segurança aos equipamentos do Complexo Alça Viária. Houve a reconstrução de uma das quatro pontes, e a maior delas (Rio Guamá), também está em manutenção", destacou Pádua Andrade.

A Setran conclui ainda a manutenção dos pilares de sustentação, pintura de sinalização nos blocos de fundação, pintura final do guarda-corpo metálico, colocação de drenos do tabuleiro, substituição das juntas de dilatação e acabamento externo nas laterais da ponte. As obras da ponte Rio Acará devem encerrar em 31 de maio deste ano.