Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Jovens do polo ParáPaz Mangueirão visitam Museu de Arte Sacra pela primeira vez

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
13/03/2020 16h02

Como uma forma de expandir a percepção visual e incentivar a visitação em espaços culturais, o polo ParáPaz Mangueirão proporcionou uma aula diferente aos alunos de artes. Cerca de 35 crianças e adolescentes, entre 8 e 16 anos, foram ao Museu de Arte Sacra, localizado no bairro da Cidade Velha, em Belém, nesta quinta-feira (12). A visitação fez parte de uma aula prática e foi feita no período da manhã e da tarde, com o acompanhamento da equipe técnica do polo.

A iniciativa foi do professor de artes, André Parente, que viu a necessidade da aula prática aos alunos para os quais ministra aula na unidade do estádio. “Eles puderam conhecer, refletir e entender um pouco sobre o museu e a nossa história. Ficaram muito curiosos e surpresos a cada nova informação, a cada cômodo que entrávamos”, comentou o professor.

Segundo o gerente do polo, Gabriel Cardoso, pela primeira vez esse tipo de programação aconteceu e foi muito bem aceita pelos jovens e que, futuramente, pretendem transformar essa ideia em um projeto para que os alunos possam visitar todos os espaços do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Ou seja: Casa das Onze Janelas; Forte do Presépio; Museu do Estado do Pará; Museu de Gemas; Museu do Círio; espaço São José Liberto e outros. 

 “Nosso objetivo é incitar o sentimento de valorização da cidade de Belém e do estado do Pará e fazê-los ter o primeiro de muitos contatos com as artes que estão dentro e fora de galerias e museus. Quanto mais oportunidades dessas pudermos proporcionar, mais aprendizado repassamos à comunidade, incentivando o estudo e a busca pelo conhecimento”, ressaltou Gabriel.