Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Publicado novo edital para ocupação de espaços no PCT Guamá

Seleção possui fluxo contínuo até a ocupação total dos prédios

Por Juliane Frazão (PCTGuamá)
14/01/2020 12h48

Parque possui 20 módulos e 30 estações compartilhadas de trabalhoEmpresas e startups interessadas em instalar suas bases de operação no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, o primeiro da região Norte, podem acessar o novo edital de seleção, publicado no último dia 9, no site do PCT Guamá. Cerca de 20 módulos, com tamanhos de 36, 72, 100, 108 e 150 metros quadrados, e 30 estações compartilhadas de trabalho estão disponíveis para ocupação.

O edital é focado em empreendimentos de base tecnológica e/ou de impacto socioambiental, preferencialmente em uma ou mais áreas tecnológicas de atuação do PCT Guamá, dentre as quais: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Biotecnologia; Energia; Tecnologia Mineral; e Sustentabilidade.

Para instalação da base de operação, a comissão de avaliação de empreendimentos – composta por representantes do Sebrae Pará, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do PCT Guamá – analisa alguns critérios, entre eles: aderência às áreas de atuação; grau de inovação; potencial de interação e cooperação com os demais residentes do PCT Guamá; e processo ou ciclo de produção realizado com bases sustentáveis.

Informações detalhadas sobre valores, critérios e documentos necessários para participar do processo de seleção estão disponíveis no link.

Benefícios – Residentes do parque tecnológico podem acessar serviços como mentorias (orientações prestadas por profissionais da equipe do PCT Guamá e profissionais e empreendedores credenciados), consultorias com descontos, assessoria técnica, atividades de qualificação (cursos, oficinas, palestras e treinamentos), apoio à participação e realização de eventos, assim como a criação de networking a partir da participação na rede de contatos do parque.

Empresas com perfil exportador contam ainda com o apoio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), uma iniciativa da Apex-Brasil, gerenciada localmente pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, com o objetivo de auxiliar as empresas a iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura.

Espaços disponíveis – O edital prevê a ocupação de dois tipos de espaço: o coworking, destinado para profissionais liberais, recém-formados ou acadêmicos que desejam constituir uma startup (negócios que desenvolvam produtos ou serviços inovadores com potencial rápido de crescimento). E salas com tamanhos que variam de 36 a 150m², que podem ser ocupadas por uma ou mais empresas.

O coworking apresenta ilhas com capacidade para acomodar três pessoas simultaneamente, bancada de trabalho e cadeiras, acesso a pontos de energia elétrica, climatização e internet sem fio.

Já as salas possuem tamanhos que variam de 36 a 150m². Grande parte delas possui um ponto de fornecimento de água para uso administrativo (não industrial). Todas dispõem da infraestrutura de acesso a redes de energia, dados e telefonia, disponibilizadas em quadros na entrada do módulo e internet sem fio. Os módulos de 72 e 100 metros quadrados podem ser divididos por até dois empreendimentos, e os de 108 e 150 metros quadrados por até três empresas diferentes.

Todos os residentes contam com benefícios estruturais, como limpeza e segurança para as áreas comuns, estacionamento, vestiários com chuveiros e espaços de uso compartilhados mediante agendamentos (salas de reunião e auditórios).

Sobre o PCT Guamá – Resultante da parceria entre o Governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra), o PCT Guamá foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. Ele tem como principal objetivo o de estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos e cerca de 60 empresas, startups, instituições de pesquisa e grupos residentes. Situado entre a UFPA e a Ufra, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por sua vez, foi qualificada para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009 a Fundação é mantida pelo governo do Estado, por meio de contrato com a Sectet.

Serviço:

O edital de seleção pública para empreendimentos que queiram instalar suas bases de operação no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá está disponível no link. O edital é de fluxo contínuo, até a total ocupação dos módulos disponíveis.