Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes de São Caetano de Odivelas ganham escola reconstruída e ampliada

No total, são 11 salas de aulas que, a partir de agora, ganham novos móveis e refrigeradores de ar, além de laboratório multiuso e de informática.

Por Bruno Magno (SEOP)
21/12/2019 15h19

Escola Osvaldo Brito, de São Caetano de Odivelas

A manhã deste sábado (21) foi de festa para mais de 900 estudantes da Escola Estadual Desembargador Osvaldo Brito de Farias, no município de São Caetano de Odivelas, nordeste paraense, que ganharam mais de 30 novos espaços revitalizados e ampliados para as atividades. O governador do Estado Helder Barbalho, a secretária de Educação Leila Freire, o prefeito do município, Mauro Chegas, e demais autoridades locais participaram da entrega da obra, que teve investimento total de R$ 2,5 milhões financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

No total, são 11 salas de aulas que, a partir de agora, ganham novos móveis e refrigeradores de ar, além de laboratório multiuso e de informática.

“É com muita satisfação que o Governo entrega mais essa escola, assumindo o protagonismo da educação e mudando a realidade dos estudantes de São Caetano de Odivelas. Vamos continuar investindo cada vez mais, chegando em todos os municípios, e governando por todo o Pará”, destacou Helder Barbalho, ressaltando que a escola vai ganhar uma quadra poliesportiva em breve, após a escolha de um terreno.

Reajuste do piso dos professores

Aos professores da educação pública estadual presentes na entrega da obra, o governador adiantou que envia na segunda-feira (23) para Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), o projeto de lei que prevê reajuste proporcional do piso do magistério, a partir de 2019.

“Esse é um dos compromissos que assumi e vamos realizar para retribuir aos professores e professoras todo o esforço, compromisso e união em favor da educação”, completou Helder Barbalho.

De acordo com a secretária de Educação, Leila Freire, esta foi a 26ª unidade de ensino estadual inaugurada este ano pelo Governo do Estado, mas a meta é reformar outras centenas de unidades escolares em todo Estado.

“Só este ano nós já conseguimos reformar 160 escolas da rede estadual, ultrapassamos a nossa meta estabelecida , que era de 125 escolas. Isso demonstra que a educação é uma das prioridades do governador Helder Barbalho”, frisou Leila Freire, durante o discurso de entrega das obras. Na oportunidade, a secretária adiantou que a Escola Estadual Rosa Rocha, também em São Caetano de Odivelas, será a próxima unidade escolar a ser reformada na cidade.

Animado com o laboratório de informática, o estudante Eduardo Freire, de 15 anos, não escondeu a emoção quando viu os equipamentos do laboratório de informática. “Estou muito animado com a possibilidade de fazer pesquisas principalmente para minha futura preparação quando fizer o Enem. Estamos todos felizes com essa reforma”, disse ele, que está no primeiro ano do ensino médio e mora na Ilha de São João de Paula, nas proximidades do município.

Já a estudante Rayssa Monteiro, de 17 anos, comemorou as novas salas de aula,  que são refrigeradas. “Fazia muito calor nas salas e a gente não conseguia se concentrar direito, mas agora vai ficar muito melhor. Também gostei muito da biblioteca porque ganhamos livros novos e vamos poder levar para casa para estudar”, disse ela que está no primeiro ano do ensino médio.

Infraestrutura - Atualmente com 946 alunos, a escola estadual oferta ensino na modalidade regular em três períodos: manhã, tarde e noite. Com a reforma, a comunidade escolar ganhou mais de 30 novos espaços restruturados e ampliados, o que vai proporcionar melhores condições de trabalho aos educadores e de aprendizagem aos estudantes. A nova escola possui uma área projetada de 1.725 m².

No total, são 11 salas de aulas que, a partir de agora, ganham novos móveis e refrigeradores de ar, além de laboratório multiuso e de informática. O primeiro bloco misto ganhou sala de professores, arquivo, sala de diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, e banheiros adaptados para portadores de deficiência.

Já o segundo bloco é composto por banheiros, recreio coberto, cozinha, despensa, sala de triagem, área de lavagem, área de serviço, depósito de lixo e de gás. O último bloco misto é destinado à sala de leitura com ambiência adequada para atividades pedagógicas de reforço à aprendizagem. O prédio também foi todo sinalizado para portadores de necessidades especiais.

Professora Érica Gonçalves, diretora da escola.

“É com grande satisfação que inauguramos este espaço hoje, principalmente para mim que sou ex-aluna e agora estou como diretora. Estamos felizes com a qualidade dos equipamentos e com a preocupação do Governo do Estado com a nossa educação em São Caetano de Odivelas”, finaliza a professora Érica Gonçalves, diretora da unidade escolar.

Visita - Após a entrega da reforma da escola, o governador Helder Barbalho visitou a instalações do hospital público da cidade, gerido pela Estado.  O local enfrenta problemas como falta de equipamentos e de pessoal. Aos usuários do hospital, o governador adiantou que já conversou com o secretário de Saúde, Alberto Beltrame, que deve visitar o local em breve e ouvir as demandas.

Município - São Caetano de Odivelas é conhecido como a "terra do caranguejo" e fica a 95 quilômetros da capital, Belém. Com uma população de cerca de 18 mil habitantes, as principais atividades econômicas do município são a pesca e agricultura.

Além das belas paisagens naturais, São Caetano oferece aos visitantes  atrações gastronômicas e culturais. Na parte gastronômica, com toda a fartura de pescados, o caranguejo é considerado o “carro chefe” em diversos restaurantes da cidade. Já na parte cultural o destaque é a tradição dos bois de máscaras, como o Boi Tinga e a Vaca Velha, grupos folclóricos da região que trazem na história a memória de pescadores que há muitos anos celebravam datas festivas com a utilização de bois vivos trazidos de outras cidades.