Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Projetos da Sectet serão expostos na 10ª Fecti, na Estação das Docas

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
22/10/2019 19h00

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realiza, a partir desta quarta-feira (23), a 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), que está repleta de atrações. Palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, apresentações e exposições tomarão conta de todos os espaços do Armazém 3 da Estação das Docas, até a próxima sexta-feira (25), das 09 às 19 h, com entrada gratuita.

O Teatro Maria Sylvia Nunes, a Sala Multiuso Estação Business e o Boulervard das Feiras terão atividades simultâneas durante os três dias. Nos 2.000 m² destinados a exposições, instituições e organizações da área de ciência e tecnologia mostrarão seus trabalhos em 21 estandes.

O titular da Sectet, Carlos Maneschy, destaca que a essência de todas as atividades que fazem parte da Feira é a promoção de melhorias para a vida da população, finalidade principal de todo o avanço científico e tecnológico. Dentre essas ações estão os projetos desenvolvidos pela Secretaria e instituições parceiras.

Sectet 360º - Numa estrutura em círculo no centro do Boulevard das Feiras estarão expostas as ações da Sectet e instituições parceiras, levando os visitantes a darem um giro de 360º para conhecer o que vem sendo realizado. “Além disso, o Projeto Sectet 360º evidencia que a ciência e a tecnologia estão em toda parte, em qualquer ângulo ou direção que se olhe”, completa o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Demethrius Lucena.

Ele acrescenta que a Secretaria está realizando ações em várias áreas, desde meio ambiente, com o projeto “Cinturão Verde”, até a promoção de cursos de nível superior nos municípios, com o programa “Forma Pará”. Outro destaque é o projeto “Conecta Pará”, que visa promover o acesso à internet em vários municípios.

Outros projetos são Bolsa Pará, Meu Endereço, Mapas Digitais, Comenda Mulher Cientista e cursos de Formação Inicial e Continuada, além de ações e projetos apoiados pela Sectet nas áreas de tecnologia social e empreendedorismo.

Círio – Faz parte do Sectet 360º o Aplicativo Círio de Nazaré, que está em fase de finalização. Durante as principais procissões do Círio 2019, uma equipe de fotógrafos do Pará fez as imagens que estarão no app. “Por meio do aplicativo, turistas e os próprios moradores da cidade poderão conhecer detalhes históricos, culturais e religiosos dessa que é a maior manifestação de fé dos paraenses, realizada há mais de 200 anos”, destaca a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes.

Ela informa que os textos foram elaborados por pesquisadores de forma sintética, mas sem deixar escapar os detalhes técnicos da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré. “Por meio de um simples toque dos dedos no celular, todos poderão ter acesso ao universo de fé e cultura que é o Círio de Nazaré”, resume a secretária adjunta.

Virtual - O diretor Demethrius Lucena também adianta outra novidade entre os projetos da Sectet. Está em fase de elaboração uma plataforma online voltada para a divulgação de ações e pesquisas que não são expostas em grandes eventos.

“Sabemos que existem pesquisadores com projetos importantes, e que jamais participaram de uma feira deste porte. Nós vamos desenvolver uma plataforma virtual permanente para todos os pesquisadores apresentarem seus projetos para o mundo”, anuncia o diretor.

Serviço: 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti). De 23 a 25 de outubro, na Estação das Docas, das 09 às 17 h. Entrada gratuita.