Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Quatro bairros de Belém registram queda de 100% nos casos de homicídio

Redução da criminalidade reflete o êxito de ações ostensivas e preventivas implementadas pelo Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
18/10/2019 23h45

Policiais militares mais presentes no dia a dia da populaçãoOs bairros do Guamá, Jurunas e Cabanagem, em Belém, que juntos somam mais de 186 mil habitantes, não registraram nenhum homicídio na primeira quinzena de outubro, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nesta sexta-feira (18). No Benguí, os resultados das ações de combate à criminalidade, desenvolvidas em pouco mais de 10 meses pelo governo do Estado, são ainda mais expressivos. O bairro, com mais de 30 mil habitantes, vinha mantendo a maior taxa de mortes violentas da capital paraense, e agora está há mais de 100 dias sem registrar homicídios. Uma redução, no período, de 100%.

O ponto em comum nessa queda acentuada nos índices de violência é o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), já implantado no Guamá, Jurunas, Cabanagem e Benguí, além de outros bairros da Região Metropolitana. Com um leque de ações diversificado, envolvendo secretarias e demais órgãos da estrutura administrativa estadual, o TerPaz é o diferencial nas estratégias de enfrentamento à violência e aos índices alarmantes de criminalidade que assolavam a Grande Belém.

Atividades de lazer e entretenimento integram a programação do TerPazO aparato policial é essencial na primeira etapa do programa, desenvolvendo ações ostensivas, de impacto imediato. Em seguida, entram as ações de caráter social, nas áreas de educação, cidadania, assistência, cultura, saúde, esporte e lazer, além de capacitação profissional. Uma gama de oportunidades que chegam para suprir lacunas de décadas, em bairros onde a vulnerabilidade social e a falta de perspectivas contribuíam para que os esforços no combate à violência não tivessem êxito. De emissão de documentos ao acesso a programações culturais, a população é beneficiada e inserida nas políticas públicas implantadas pelo Estado.

Hoje, as ações do TerPaz estão na raiz dessa mudança de cenário, que trazem à população não só mais segurança e tranquilidade, mas principalmente novos horizontes, que se abrem para todas as faixas etárias, com ênfase especial na juventude.