Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Galileu é primeiro hospital público do país com selo de qualidade do Cofen

Selo promove a certificação dos profissionais de enfermagem e da instituição, ressaltando a qualidade da assistência

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
06/09/2019 11h21

Hospital Galileu fica localizado Rodovia Mário CovasEnfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Público Estadual (HPEG), em Belém, receberam, na tarde desta quinta-feira (05), o selo do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselhos Regionais.

O Programa constatou a excelência máxima na prestação de serviços e em práticas assistenciais prestadas pelo hospital, tornando a unidade a primeira 100% SUS do país a receber a certificação. “Essa certificação mostra a confiabilidade da qualidade de gestão e assistência de enfermagem, trazendo todo o engajamento da equipe assistencial perante o cuidado prestado ao usuário", explica Diego Pes, gerente de enfermagem da unidade.

Uma equipe do Conselho Federal de Enfermagem fez a visita em dezembro de 2018, e pôde avaliar as boas práticas assistenciais prestadas pela equipe de enfermagem do Hospital. Para Claudio Alves, coordenador do Programa Nacional de Qualidade e representante do Cofen, a certificação é necessária não apenas para o hospital mas principalmente para reconhecer os colaboradores envolvidos. “Sem a competência do trabalho realizado pelos profissionais no seu dia a dia, qualquer certificação para o hospital é impossibilitada. O selo mostrará para a sociedade que esses profissionais são artistas naquilo que fazem, ou seja, dão o seu melhor no cuidado ao paciente. Essa certificação é apenas o espelho do trabalho realizado pela equipe dentro do hospital”, disse.

A técnica de enfermagem Paula Betânia foi uma das colaboradoras que receberam o certificado de qualidade e demonstra toda a sua gratidão com a homenagem. “Nós entendemos a importância de prestar um atendimento assistencial de qualidade. E não tem nada mais gratificante em saber que o nosso serviço está sendo reconhecido pela excelência prestada. E sou tenho a agradecer”

Selo de Qualidade Cofen

O Cofen é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil.

A certificação de qualidade do Cofen busca reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem e a qualidade assistencial.  O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de enfermagem e não apenas das instituições.

Sobre o HPEG

O hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda que atende baixa e média complexidades e presta assistência hospitalar em trauma-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253.