Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÂNCORA

Materno-Infantil de Barcarena implanta projeto para cuidados após alta

Por Adrielle Sousa (HMIB)
04/09/2019 10h04

Família recebe orientações da equipe multiprofissional, para auxiliar o paciente e contribuir com sua recuperaçãoCom o intuito de dar continuidade aos cuidados pós-alta de pacientes atendidos no hospital, a equipe multiprofissional do Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, do governo do Estado, implanta o Projeto Âncora. Por meio de encontros semanais com a equipe da unidade de saúde, a família recebe um treinamento para auxiliar o doente e, assim, se tornar parte integrante da recuperação dele.

Os encontros ocorrem semanalmente, às 14h, na sala de treinamento, voltado para os usuários e acompanhantes. Nas quartas-feiras, as orientações serão passadas para membros das Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) e, nas sextas-feiras, para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

A iniciativa de humanização do atendimento envolve a família e acompanhantes em uma ação que vai além dos cuidados hospitalares, tornando o processo de recuperação menos doloroso e mais efetivo, além de passar segurança para realização dos cuidados em casa.

Entre as atividades que fazem parte do treinamento, estão rodas de orientações, acompanhamentos específicos de cada profissional, educação em saúde durante a internação, direcionamento do seguimento junto à rede de atenção à saúde, garantia dos direitos do usuário do SUS, entre outros.

“Entendemos que essa ação é de suma importância para a reabilitação do paciente. O familiar que cuida e dedica parte do seu tempo, muitas vezes, sai do hospital com receio de não ser capaz de auxiliar dentro de casa após alta. Então, entendemos que há uma necessidade de tornar essa recuperação mais humanizada e segura, auxiliando o acompanhante com orientações profissionais. O objetivo é que ele seja efetivo e acolhedor dentro do lar”, relata a psicóloga Larissa Ribeiro.

Unidade atende mulheres gestantes e recém-nascidosA diretora assistencial da unidade, Joice Vaz, ressalta que é preciso dar embasamento e foco a esses encontros, para reforçar o atendimento humanizado, a partir das orientações específicas voltadas ao usuário ou acompanhante. “Como o hospital tem perfil materno-infantil, o treinamento deve ser voltado à gestante, puérpera, cuidados com o recém-nascido e, especificamente, ao pós-cirúrgico. As orientações seguem em casos específicos que necessitem de acompanhamento mais abrangente”. afirma a diretora.

A diretora afirma que a intenção é a continuidade da assistência, durante a recuperação após a alta, para assim, garantir o bem estar do usuário e o seguimento na rede de assistência, evitando a reinternação na unidade e contribuindo para integrar o paciente à sociedade.

Sobre o Materno Infantil
Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao governo do Estado.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.