Governo estimula consciência ambiental em jovens no TerPaz
O Programa Territórios pela Paz iniciou o projeto Asas Verdes, no bairro da Cabanagem, e realizou uma seleção de 25 jovens para saber o que esperam, como estão organizados e como se preparam para enfrentar os desafios. Nesse primeiro encontro aconteceu uma conversa com alguns professores e líderes comunitários interessados em fazer parte do desenvolvimento do projeto e que serão agentes dentro dos Territórios.
A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, através da diretoria da Agricultura Familiar, entende que o jovem é protagonista na prática educativa para a cidadania e o projeto Asas Verdes quer fortalecer o protagonismo juvenil através de políticas socioambientais.
Será realizada pesquisa (DRP) por território com o público alvo do projeto, oficinas de capacitação para a produção de artesanatos de material reciclado, implantação de um viveiro de mudas ornamentais, as Unidades Demonstrativas Cantinhos Verdes de embelezamento de espaços públicos com finalidade social. O projeto prevê, ainda, oficinas de capacitação, coleta seletiva de lixo, apadrinhamento socioambiental das experiências implantadas pelas Unidades e a criação dos Cantinhos Verdes, espaços de cultura e lazer- música, poesia, dança e entretenimentos.
A ideia final do projeto é associar ideias de geração de renda para jovens moradores dos territórios com a consciência ambiental, com o apoio o Estado. Ao todo serão desenvolvidos 80 Cantinhos que devem mobilizar cerca de 2000 pessoas entre 2019 e 2022, tempo previsto para a duração do projeto.
"Reunimos com professores e líderes comunitários. Deliberamos ações como: implantação de hortas e de uma área verde para lazer e aulas extraclasse" Disse, Antonia Aleixo , diretora da Agricultura familiar.