Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFORMAÇÕES

Sefa leva informações sobre serviços para contribuintes em Santarém

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
29/07/2019 13h32

A Nota Fiscal Avulsa eletrônica, NFA-e, é emitida diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa. Quem tem certificado digital pode emitir na mesma hora. E quem não tem deve se cadastrar no Portal da Sefa na internet. “Você preenche o documento no sistema, e após o pagamento a nota fiscal é emitida. E ainda tem a facilidade de acessar o serviço de emissão da NFA-e pelo celular ou tablete”, explicou Rosemary Fernandes Nascimento, coordenadora do cadastro de contribuintes da Secretaria da Fazenda do Pará, que fez a apresentação sobre o serviço.

Para ajudar contribuintes que têm esta e outras dúvidas, é que hoje acontece a palestra sobre emissão de NFA-e, com a presença de mais de 150 pessoas, em Santarém, no “Encontro com a Sefa”, evento voltado para os contribuintes estaduais, empresários, produtores rurais, profissionais e estudantes da área contábil e jurídica e servidores públicos.

No evento, organizado pela Coordenação Regional da Sefa, em Santarém, foram apresentados os serviços disponibilizados no Portal, as novidades no IPVA e ITCD, com o coordenador da unidade especial, Wellington Monteiro; a malha fiscal de empresas do Simples Nacional, com o coordenador de micro e pequenas empresas da Sefa, Ricardo Atanásio e as novidades na legislação tributária do ICMS, com o coordenador dos Grandes Contribuintes, auditor fiscal de receitas estaduais Eli Sosinho.

“São temas de relevância para o contribuinte e para o contador que atuam no Estado e precisam conhecer as novidades”, explica o diretor de assuntos estratégicos da Sefa, Augusto Miranda. Segundo ele, a Secretaria realiza vários eventos para contar as alterações na legislação, as novidades em serviços e esclarecer as dúvidas dos contribuintes de impostos estaduais.

À tarde o secretário da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, assina termo de cooperação com quatro prefeitos visando treinar servidores para a emissão de Nota Fiscal Avulsa eletrônica,NFA-e.  O termo visa facilitar a emissão do documento fiscal pelos produtores rurais, que têm produção sazonal. “Estamos fazendo um esforço principalmente para firmar o acordo com os municípios onde a Sefa não tem unidade física, de forma a facilitar o atendimento de quem precisa emitir documento fiscal”, explica o secretário. Serão assinados termos de cooperação com Santarém, Óbidos, Placas e Juruti. “Outras prefeituras serão bem vindas para assinar a cooperação com a Sefa”, afirma o titular da Secretaria.  

A coordenadora da regional da Sefa em Santarém, Gina Sales Correa, informa que produtores rurais, contadores e servidores públicos vão se beneficiar com as novidades que serão apresentadas no evento e convida os interessados a participarem das palestras e tirarem suas dúvidas.

Para usar os serviços da Sefa, acesse o site www.sefa.pa.gov.br

Para dúvidas ligue 0800.725.5533