Imprensa participa de visita e café da manhã no Carajás Centro de Convenções
Membros da Imprensa de Marabá e municípios vizinhos, das regiões Carajás e Araguaia, visitaram nesta quinta-feira (14), o Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, que será inaugurado na sexta (15) em meio a uma vasta programação cultural. Jornalistas, blogueiros, radialistas e influenciadores digitais compareceram a um café da manhã oferecido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e participaram da entrevista coletiva com a presença de secretários e dirigentes de órgãos do governo.
A visita monitorada foi guiada pelo engenheiro Arnaldo Dopazo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), responsável pela construção do Centro de Convenções. Os principais espaços, como a arena, os auditórios, as salas multiuso e o foyer – que deverá abrigar exposições – foram apresentados. A Imprensa conheceu também o local onde funcionará, a partir de 2018, o Centro Regional de Governo, sede administrativa do Estado que terá como missão promover maior integração com os 27 municípios da região.
Depois de conhecerem as dependências do Carajás Centro de Convenções, os jornalistas puderam saber mais sobre o espaço em entrevista com os secretários Izabela Jatene (Municípios Sustentáveis) e Adenauer Góes (Turismo). Questões como o modelo de gestão do complexo, funcionamento e perspectivas de geração de emprego e renda foram abordadas pelos profissionais da Imprensa.
O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, detalhou a ação de cidadania que marcará os dois dias da programação de abertura do centro, na sexta (15) e sábado (16). A coletiva – mediada pelo titular da Secom, Daniel Nardin – teve ainda a participação do coronel PM Mauro Sérgio, que falou sobre o esquema de segurança para a inauguração.
Integração - O secretário de Turismo, Adenauer Góes, explicou que o Carajás Centro de Convenções será gerido por uma organização social (OS), nos moldes de gestão hoje adotados pelo Estado em equipamentos como o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e os hospitais regionais, no interior. “A concorrência pública já foi aberta. Três organizações se inscreveram. Estamos na fase das visitas. Elas vêm ao centro, fazem um checklist, conversam com os engenheiros e fotografam as dependências, para apresentar a proposta de modelo de gestão. Nossa expectativa é que a vencedora do processo seja anunciada ainda em janeiro de 2018”, disse. Até lá, a gestão será feita pela Setur.
O secretário informou ainda que a promoção de eventos ficará a cargo de grupos empresariais e representantes da sociedade, como associações comerciais e de classe. “O Estado ergueu o equipamento para ser usado pela sociedade. A OS vai cuidar da estrutura física e das instalações, mas a dinâmica do uso é social. A sociedade tem que se apoderar desse espaço”, defendeu Adenauer. Para o ano que vem, o Centro de Convenções deve receber pelo menos dois eventos do Estado: o Encontro de Comunicação Pública do Pará (Publicom), promovido pela Secom, e os aulões do Pro Paz, preparatórios ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
A secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, destacou que o Carajás Centro de Convenções faz parte da política de integração promovida pelo governo do Estado, em que a aproximação com as gestões municipais desempenha papel importante na abertura de diálogos que viabilizem políticas públicas em diversas áreas. “Não à toa, o Centro Regional de Governo vai funcionar aqui. Ele será coordenado por um secretário, ainda a ser nomeado, no ano que vem. Caberá a esse gestor fazer a articulação com os municípios da região, para receber demandas e propostas de melhoria dos serviços prestados à população”, explicou.
Expectativas
A Imprensa aprovou o novo Carajás Centro de Convenções. Para a jornalista Anete Pitão, que trabalha como coach e desenvolve um trabalho social em Marabá, o espaço abre um leque de possibilidades na área de turismo de eventos e negócios não apenas na cidade, mas em toda a região. “O encontro com a Imprensa é importante porque democratiza a informação e esclarece dúvidas que foram surgindo acerca do espaço. Fora isso, não tem como não sentir orgulho desse lugar, que coloca Marabá como protagonista de uma ação. Muitos eventos não vinham para cá pela falta de lugares como esse, onde a qualidade e a modernidade se destacam. Agora é criar uma agenda em conjunto para que ele seja, de fato, usado pela população”, assinalou.
O jornalista Ulisses Pompeu, do portal Correio de Carajás, disse que o Carajás Centro de Convenções é um dos espaços mais valiosos que Marabá passa a ter. O encontro promovido pela Secom, para ele, é importante porque ajuda a difundir informações sobre o local e criar o sentimento de pertencimento, de que esta é uma obra de todos. “A gente tem que valorizar, conhecer, visitar, acompanhar os eventos que vão acontecer aqui. É uma espécie de minicidade dentro da cidade de Marabá, que vai fomentar o turismo de eventos e negócios, forte aqui na região”, avaliou.
Programação - Um grande esquema de segurança foi montado para garantir tranquilidade a quem for participar da inauguração do Centro de Convenções, na sexta-feira. Cerca de 200 agentes – dos quais 120 policiais militares – vão atuar no espaço e no entorno, fazendo policiamento ostensivo e orientando a população. Homens do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito de Marabá, vão auxiliar motoristas e pedestres nas proximidades do evento.
O Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha fica na Rodovia BR-222, Folha 30, Nova Marabá. A inauguração ocorre nesta sexta-feira (15), a partir das 18h, com shows de Joelma, Lia Sophia, Liah Soares, Viviane Batidão, Nenzinha do Calypso e Pinduca, entre outros artistas. A entrada é franca. Não haverá distribuição prévia de ingressos. O acesso à arena será livre até o espaço atingir a lotação máxima. Pela manhã, a partir das 8h, o Pro Paz fará ação de cidadania com a emissão de documentos e atendimentos jurídicos, em parceria com a Defensoria Pública.