Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Familiares conhecem novas normas de visita e alimentação nas unidades da Susipe

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
05/06/2019 22h43

Para mostrar as novas regras sobre a entrada de alimentos e visitas nas unidades da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), ocorreu nesta quarta-feira (5) uma reunião com os familiares dos custodiados, no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), na Central de Triagem Masculina (CTMS) e no Centro de Recuperação Feminino (CRFS), localizados no Complexo Penitenciário Cucurunã, no município de Santarém (oeste paraense).

Cerca de 300 familiares participaram da reunião, conduzida pela direção do CRASHM, e contou ainda com a presença de diretores do CRF e CTMS. Segundo Ricardo Batista, da equipe da Susipe, a reunião foi importante para que os familiares dos internos estejam cientes e possam se adequar às novas regras. "Os resultados da reunião mostram que será estabelecido um canal de comunicação com as visitas, pois também serão submetidas às novas regras nas unidades penais. Além disso, serão pontuados os pontos positivos de caráter social e econômico para a visita, devido aos poucos itens de alimentação que são permitidos entrar no cárcere", informou.

Segundo Ringo Alex, diretor da Cadeia de Jovens e Adultos (CPJA), a reunião mostra o quanto a portaria sobre os alimentos e as visitas ajuda o sistema penal. "Um dos benefícios é a padronização. Os presos terão poucas coisas dentro das celas, para evitar aquele conglomerado de panos. O que vai melhorar a questão da fiscalização diária e dar outra roupagem para o sistema penitenciário no âmbito geral. Além disso, as portarias são um divisor de águas no sistema penitenciário, onde a ordem e a disciplina vêm sendo retomadas gradativamente, e a gente retoma isso de forma qualitativa. Os procedimentos estão sendo aplicados de maneira ordeira e produtiva", garantiu o diretor. (Colaboração de Fernanda Cavalcante).