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'PROJETO LEAN'

Hospital Ophir Loyola reduz em 65% a lotação no atendimento imediato

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2019 19h11

A equipe do Hospital Ophir Loyola apresentou nesta segunda-feira (25) os resultados das melhorias no atendimento e na redução da lotação em  65% na área de urgência e emergência oncológica, com a implantação do "Projeto Lean nas Emergências", que visa reduzir a superlotação nos serviços dos hospitais públicos e filantrópicos. O projeto do Ministério da Saúde é implementando pelo Hospital Sírio-Libanês como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O projeto já contemplou 36 unidades hospitalares de todo o Brasil e, recentemente, mais dois hospitais federais do Rio de Janeiro (RJ). O “Ophir Loyola” foi contemplado no ciclo 2 e, em quatro meses, obteve resposta satisfatória. “Claramente, obtivemos resultados muito positivos, acompanhamos com indicadores, mas até visualmente é possível perceber que o hospital reduziu a superlotação no serviço de urgência. É um dos hospitais que têm obtido maior resultado no ciclo”, afirmou Welfane Cordeiro, coordenador médico do Projeto Lean.

Em novembro de 2018, o projeto foi iniciado na Unidade de Atendimento Imediato após uma análise do perfil do hospital, por meio de diagnóstico. Nessa fase de intervenção foram identificadas as dificuldades no serviço pelos técnicos do Hospital Sírio-Libanês, gestores e equipes assistenciais com o intuito de estabelecer ações em conformidade com as ferramentas da Metodologia Lean. As equipes foram treinadas e auxiliadas na implementação de melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos do serviço.  

A fase de intervenção dura, em média, seis meses e após o término desse período a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses, para garantir a manutenção em longo prazo dos avanços alcançados.

Metodologia - Para modificar o cenário encontrado, a metodologia enfatiza a gestão dos serviços de emergência, com base no tempo e valor. Uma filosofia desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios. Dessa maneira, melhora a gestão nas emergências, racionalizando recursos e otimizando fluxos internos, espaços e insumos para diminuir a superlotação nas urgências hospitalares.

A cada 15 dias, os consultores do Hospital Sírio-Libanês reúnem-se com os gestores do “Ophir Loyola”, trazem uma ferramenta nova, elaboram um plano de ação e estabelecem uma rotina a para o hospital. Umas das primeiras ferramentas utilizada foi a “5 S”, com o objetivo de aprimorar todo o material utilizado e evitar desperdícios. Foi aplicada, primeiramente, na Unidade de Atendimento Imediato (UAI), e depois levada a outros setores.

Algumas ferramentas já foram colocadas em prática, como o Mapa de Fluxo de Valor, para esquematizar todo o fluxo de passagem do paciente e propor melhorias para reduzir, principalmente, o tempo de espera e eliminar as atividades que não agregam valor. Também já foram inseridos a ferramenta Dailly Huddle, que consiste em reuniões rápidas e diárias para a promoção de uma comunicação resolutiva; o Plano de Capacidade Plena, e o indicador Nedocs, que mede a superlotação a partir de parâmetros como taxa de ocupação dos leitos, número de leitos e tempo de passagem pela urgência até à alta.

As ferramentas de gestão aperfeiçoaram todos os processos internos na Unidade de Atendimento Imediato e repercutiram também em reduções importantes: da capacidade interna em 40%; do tempo de passagem com internação, em 19%; do tempo médio de permanência, em 14,07%, e redução do tempo de passagem sem internação, em 6%.

Segundo a enfermeira Samanta Miranda, que coordena o Projeto Internamento no HOL, a superlotação na urgência era um reflexo do que não estava funcionando bem no hospital, e o Projeto Lean apontou o caminho para mudar esse quadro. “Conseguimos rapidamente melhorar os processos e obter um resultado que reflete não só para o paciente, mas também para o servidor, que consegue prestar uma assistência com mais qualidade e atenção ao usuário. Além de tudo, a metodologia Lean trouxe motivação para buscarmos soluções e formularmos ideias, porque vemos os resultados das ações aplicadas”, ressaltou.