Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BUSCA LIVROS
English Version

Totens interativos ‘Busca Livros’ facilitam navegação do público na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Ferramenta permite localizar obras, editoras, programação cultural e serviços durante o maior evento literário da região Norte

Por Amanda Engelke (SECULT)
18/08/2025 19h35

Uma das novidades da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), são os dispositivos “Busca Livros”, totens interativos espalhados pelo Hangar para facilitar a experiência do público.

Ao todo, são cinco pontos digitais disponíveis no espaço da feira. Por meio deles, o visitante pode pesquisar pelo título do livro ou nome da editora e identificar em qual estande encontrar a obra desejada. Além disso, os totens também funcionam como guias do evento, oferecendo informações sobre a programação cultural, praça de alimentação, banheiros, saídas, Arena Multivozes, Ponto do Autor e outros serviços.

Entenda como funciona

Logo na tela inicial do dispositivo, o público tem acesso a três opções: “Programação da Feira”, “Seu Livro” e “Serviço”. 

Em “Programação”, é possível obter informações sobre a programação que acontece a cada dia, o local e a data. O mapa da feira também está disponível para melhor compreensão.

Na opção “Seu livro”, o público pode pesquisar os títulos, autores ou editoras que procura. Na busca, o sistema mostrará como e onde é possível adquirir o exemplar, com a indicação no mapa da feira a localização do estande.

Na aba “Serviço”, é possível ver no mapa onde cada espaço fica na Feira. Saídas de emergência, sanitários, estacionamento, praça de alimentação, posto policial, bombeiros e imprensa são algumas das opções. 

A novidade é uma parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL) e a RPS Eventos.

Público aprova a novidade 

Para muitos frequentadores, a ferramenta já se tornou um diferencial. Clepson Ribeiro, 20 anos, que visitou a feira pela primeira vez com a turma de Pedagogia da Universidade da Amazônia, destacou a praticidade do recurso. “Eu gostei porque, com palavras-chave, a gente já acha o que procura. Pesquisei por ‘didática’, e já apareceu o livro com a foto, o que ajuda muito a encontrar no estande. Isso otimiza o tempo, porque a gente vai direto onde precisa e já compra”, disse o universitário.

A estudante Emily Pereira, 19 anos, também aprovou a novidade. “Achei maravilhoso, porque é mais acessível. A gente já sabe a localização e não precisa procurar estande por estande. É rápido, prático e otimiza o tempo. Já vou direto aonde quero”, afirmou.

Emilly Pereira - 19 anos - aluna de curso administrativo da proativa

Com programação até o dia 22 de agosto, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue oferecendo ao público atividades culturais, espaços de convivência e, agora, ferramentas tecnológicas que ampliam a acessibilidade e a organização do evento.

Texto: Painah Silva - Ascom Secult