Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Procon realiza programação alusiva ao Dia Internacional do Consumidor

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/03/2019 12h17

"Direitos Básicos e Vulnerabilidade do consumidor" foi o tema do seminário de abertura da programação em alusão ao Dia Internacional do Consumidor, que iniciou na segunda-feira (11), no auditório da Promotoria da Infância e Juventude, em Belém. A iniciativa é da Diretoria de Proteção e Defesa do consumidor (Procon/PA) vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com o Ministério Público Estadual.

O evento deu o pontapé inicial na programação que se estenderá ao longo da semana para informar e conscientizar o cidadão sobre os direitos na relação de consumo, bem como orientar sobre os canais de denúncia e o funcionamento dos órgãos de proteção, pontou o titular da Sejudh, Rogério Barra.  

O seminário contou ainda com painéis de debates que abordaram a garantia dos direitos do consumidor, a vulnerabilidade do consumidor do comércio eletrônicoalém de orientações sobre o Direito do Consumidor e Direito Ambiental, reunindo membros do Ministério Público, estudantes e moradores locais.

"O seminário foi muito importante para que possamos dar continuidade nesse trabalho que vem sendo feito em parceria com o Procon, no intuito de difundir o conhecimento sobre os diretos básicos do consumidor, fazendo esse ator mais consciente sobre os seus direitos”, argumentou a Promotora Ely Soraia, palestrante do evento.

A consumidora Elayne Luz, ouvinte do Seminário, gostou do que viu e sugeriu a realização de outras ações para esclarecimento da população. “O evento foi muito gratificante, principalmente para eu como consumidora, vim aqui para aprender um pouco mais do início da lei do consumidor e saber quais são os nossos direitos. Minha sugestão é que tenha novamente os seminários para que todo mundo tenha um pouco mais de conhecimento’’,concluiu.

O diretor do Procon/ PA, Nadilson Neves, esteve presente no seminário e falou da importância do evento. "O seminário deu início a programação em alusão ao dia mundial do consumidor. A grande proposta do evento é  trazer para a sociedade mais informações a cerca dos direitos ligado ao consumo. Vamos trabalhar em parceria com os demais órgãos fiscalizadores para que possamos difundir e levar mais orientação para os consumidores e fornecedores para que assim possamos ter produtos e serviços muito mais adequados no mercado’’ destacou.

A programação em comemoração ao dia do consumidor continuará até o próximo sábado  (16), com seminários  a respeito dos direitos dos consumidores. Os debates são abertos ao público.

Programação


"Feira de Produtos Orgânicos e Orientação sobre os direitos do Consumidor’’
Dia: 13/03/19 (Quarta- Feira)
Horário: 8h às 13h
Local: Prédio do Ministério Público. Rua Manoel Barata, n 1289- Ponta Grossa- Icoaraci.

"Dia Internacional do Consumidor’’
Dia: 15/03/19 (Sexta- Feira)
Horário: 8h às 14h
Local: Núcleo de Defesa do Consumidor – NUDECON/ Defensoria Pública. Rua Manoel Barata, 50, Campina.

"Painel de Debates em Alusão ao Dia Mundial do Consumidor: Vulnerabilidade Comportamental e os novos desafios para o Direito do Consumidor’’
Dia: 15/03/19 (Sexta- Feira)
Horário: 13h30 às 18h
Local: Auditório Otávio Mendonça, OAB-PA- Campina.

"Ação de Cidadania e Março Lilás"
Dia: 16/03/19 (Sábado)
Horário: 8h às 13h
Local: Paróquia São Domingos de Gusmão. Avenida Celso Malcher , nº 733- Terra Firme.