Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTIGOS

Revista Amazônica de Direito é a nova publicação da PGE

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/09/2017 00h00

O procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Junior, recebeu, nesta sexta-feira (01), na sede da instituição, em Belém, a vencedora do concurso que escolheu o nome da revista da PGE. Juliana Coelho dos Santos, paraense, 24 anos, recém-formada em Direito, venceu o concurso com o nome: “Revista Amazônica de Direito – Journal Of Law”.

“A região amazônica produzirá o efeito atrativo em relação ao interesse de leitura e efetiva participação de juristas brasileiros e estrangeiros. Da mesma forma, temos a possibilidade de marcar território na região, como principal periódico jurídico, pois não há registro de outras revistas com edição continuada neste perfil”, explicou Juliana, ao justificar o nome sugerido por ela.

“Ficamos muito felizes com a escolha do nome da revista porque vai ao encontro de nossa intenção de reposicionar a região amazônica num patamar de maior destaque nacional e internacional no debate jurídico qualificado. É muito importante que esse periódico tenha uma relevância suprainstitucional, justamente para ter credibilidade no atual contexto de globalização e de intensificação de conflitos que desafiam soluções jurídicas eficazes e adequadas à nossa realidade. Viabilizar e incentivar o crescimento da revista será a grande contribuição da PGE neste processo”, frisou o procurador do Estado Dennis Verbicaro, presidente da Comissão Editorial.

A revista da PGE, por meio da veiculação de opiniões, estudos e pesquisas, visa à divulgação de ideias que contribuam para uma melhor interpretação e aplicação do direito. O nome escolhido é relevante porque representa a essência do projeto. Estimular ações voltadas à sustentabilidade, que está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, material, ao futuro das próximas gerações e às políticas públicas, fazer da floresta uma inspiração e uma aliada foi o grande diferencial”, destacou Ophir Cavalcante Junior.

Revista - A comissão responsável pela revista da PGE vai adotar o sistema double blind review, de dupla apreciação cega dos trabalhos por pareceristas ad hoc, previamente cadastrados por meio de edital próprio, o que vai garantir a lisura e a imparcialidade na avaliação técnica dos textos. Serão definidos eixos temáticos, que darão uma identidade ao periódico.

A intenção inicial é que sejam produzidas duas edições anuais, a fim de garantir a qualidade e a seriedade de todo o processo. Em um segundo momento, a PGE dará início ao processo de qualificação pela Capes, órgão do Ministério da Educação responsável por essa avaliação.

A finalidade é difundir questões relativas à Administração Pública, tornando possível aos interessados o acesso à doutrina e aos pareceres elaborados pelos procuradores. Os artigos publicados também serão importantes para orientar a Administração Pública sobre questões controvertidas e conflituosas que frequentemente surgem no dia a dia. Desta forma, a revista da PGE assume importância relevante para a comunidade jurídica como instrumento de difusão do pensamento técnico e científico dos seus membros