Calouros de medicina da Uepa participam da 'Cerimônia do Jaleco'
Novos alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) participaram, nesta quinta-feira (7), da Cerimônia do Jaleco, que integra a Calourada Integrada e visa acolher os aprovados no Processo Seletivo 2019 (Prosel). No rito, as vestimentas que eles vão usar por toda a vida profissional são entregues pelos pais dos alunos.
Melyna Aguiar foi aprovada em medicina na segunda tentativa. “Ano passado foi muito difícil, mas tudo aconteceu no tempo certo e agora eu estou aqui. Hoje é um dia que vai ficar na minha memória para sempre. É simbólico, mas importante para a gente que se esforçou tanto, passou por tanta coisa, cobranças, pressões e até situações indelicadas e constrangedoras, porque o vestibular causa isso, infelizmente. Eu admiro todo mundo que está aqui, pois todos têm uma história”, afirmou.
A mãe dela, Terezinha Aguiar, estava muito emocionada. “Eu sei que a batalha não foi fácil, mas eu sempre acreditei na minha filha e no potencial dela. Ano passado ela não passou e isso foi um choque pra ela. Esse ano a vitória veio. É emocionante. Estar aqui hoje é uma honra”, comemorou.
A diretora do CCBS, Vera Palácios, também se emocionou pelos novos alunos e também por lembrar-se da própria entrada na área da saúde. “Como sou médica, tenho filho e marido médicos, é uma emoção, não só quando eles começam, mas também quando eles saem da Universidade. A gente se orgulha muito disso, é um trabalho envolvendo vários setores para que saia tudo certo”, afirmou.
Vera explicou também que, além do caráter simbólico do jaleco branco, existe legislação que orienta o uso. “Fazemos uma palestra explicando como ele deve ser: manga comprida, comprimento até o joelho, todo fechado e tecido grosso, que não amarrote”, disse.
Nesta sexta será a vez dos calouros de Enfermagem receberem o jaleco. A solenidade está marcada para as 17h30, no auditório da Unidade de Ensino, Assistência, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto).
*Colaborou Nailana Thiely.