Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VENDA DIRETA

Sede da PGE recebe a quarta edição da Feira do Produtor Rural

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/09/2017 00h00

O prédio-sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE) recebeu nesta quarta-feira (6), a quarta edição da Feira do Produtor Rural, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), que traz ao consumidor uma variedade de produtos hortifrutigranjeiros provenientes da agricultura familiar, ofertados a preços mais acessíveis que os praticados no mercado.

Das comunidades Campinense, Areia Branca e Remanescente dos Quilombolas do Itá, do município de Santa Izabel do Pará, vieram produtos como farinha, frutas, legumes, tucupi e hortaliças. Maurício da Cruz, 20 anos, produtor da Comunidade João Novo, trouxe para a feira cheiro-verde, alface, chicória, cebolinha, salsa, couve, manjericão, mastruz, feijão-verde e jambu, todos itens cultivados na propriedade de sua família. “Já é a segunda vez que participamos dessa feira. Estamos muito satisfeitos com essa oportunidade de vender os nossos produtos diretamente para os consumidores de Belém”, disse.

A Feira do Produtor teve início no ano passado, a partir do Programa Sábado Rural na Ceasa. Hoje ela é realizada, de forma itinerante, em diversos órgãos do governo do Estado, como a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e secretarias de Estado de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefa). Para ampliar o acesso da comunidade em geral, o projeto também já foi levado a ao Parque Shopping, complexo comercial localizado na avenida Augusto Montenegro.

O objetivo maior da iniciativa da Emater é incentivar a produção agroecológica regional e a agricultura familiar, trabalhando também outros aspectos importantes, como o escoamento dessa produção, o acesso direto entre produtor e consumidor final, eliminando a figura do atravessador, e a garantia de preços justos à população.

“Queremos fortalecer as ações do Programa de Valorização do Servidor e oferecer, no próprio local de trabalho, gêneros agrícolas de qualidade, livres de agrotóxicos e a preços acessíveis, como forma a contribuir para a geração de renda dos pequenos produtores”, ressaltou a assistente social Rosicleide Lima, lotada na Gerência de Recursos Humanos da PGE.

“Essas ações são de fundamental importância para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, que começam justamente pela alimentação. É preciso despertar nos servidores a consciência sobre a necessidade de mudar certos costumes para que se tenha um ganho em qualidade de vida. E isso pode começar pelo próprio ambiente de trabalho”, destacou o procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Junior.