Fundação Cultural do Pará leva Arraial de Todos os Santos ao Salgado
A Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com a Prefeitura de Maracanã, promove um grande encontro das manifestações populares tradicionais da região do Salgado no primeiro ano da interiorização do Arraial de Todos os Santos. A festa será nos municípios de Maracanã, Santarém Novo, Terra Alta, Salinópolis, Igarapé-Açu e Marapanim, e na ilha de Maiandeua (Algodoal).
Segundo o secretário de Cultura de Maracanã, Manoel Teixeira, o evento é uma oportunidade de fortalecer a cultura da região, ao promover a diversidade de manifestações típicas do Salgado, do carimbó, passando pelo boi até chegar ao Pássaro Junino.
As apresentações estão marcadas para sábado (27) e segunda-feira (29). No sábado, na Praça da Matriz de Maracanã, a partir das 17h, a mostra de manifestações tradicionais do Salgado começa com a apresentação da Quadrilha da Vila da Penha (Maracanã), seguida pela Folia de São Benedito (Maracanã), Cordão dos Pretinhos (Santarém Novo), Cordão de Pássaro “As Corujas” (Vila de Tatuteua), Grupo de Carimbó “Saionara do Maú” (Terra Alta), Cordão de Pássaro “As Andorinhas” (Salinópolis), Quadrilha “Igara” (Igarapé-Açu), Grupo de Carimbó “Raízes da Terra” (Marapanim), concluindo com o Boi Vagalume (Maracanã), que não se apresenta há sete anos e está voltando nesse evento.
“Nosso boi tem 24 anos de existência. Desde 1991 nos apresentamos. Infelizmente passamos sete anos sem nos apresentar por problemas financeiros, mas este ano a Secretaria de Cultura de Marapanim nos chamou e com muito prazer voltamos com força total. Apesar de termos ensaiado apenas por 20 dias, vamos colocar com muito orgulho os 32 brincantes do Boi Vagalume”, conta José Maria Lima, organizador e brincante do Boi Vagalume, de Marapanim.
As apresentações continuam na segunda-feira (29), na Vila de Mocoóca, um dos vilarejos da Ilha de Maiandeua, a partir das 9h. Lá a intenção é revitalizar a Festividade de São Pedro com uma diversa mostra cultural. A programação começa com a Procissão Fluvial de São Pedro, depois vem o Grupo de Carimbó Mirim “Tio Milico”, as Quadrilhas Juninas, o Grupo de Carimbó “Os Filhos de Maiandeua” e, para finalizar, show musical com Rafael Pinheiro e Thaís Pena.