Biblioteca Pública Arthur Vianna é opção para quem vai estudar no mês de julho
A Biblioteca Pública Arthur Vianna é uma boa pedida para diversos estudantes que ficarão em Belém no mês de julho se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou para concursos públicos. Dotada de um amplo espaço físico, com gibiteca, fonoteca, seção de jornais, audiovisual, espaço infantil e um rico acervo literário - composto de uma grande variedade de obras, algumas bastante raras - , a biblioteca permite estudos em grupo ou espaços privativos.
“Temos uma grande procura no mês de julho principalmente por quem está se preparando para algum curso ou exame. E para aqueles que preferem estudar em casa ou adequar a leitura ao seu dia-a-dia, a Arthur Vianna oferece também a seção circulante, que empresta livros mediante um cadastramento e com prazo determinado para a devolução. Ao todo, temos mais de 12 mil usuários ativos", conta Marcos Costa, 37, que trabalha na Biblioteca.
Poucas pessoas sabem, mas a Biblioteca Pública Arthur Vianna possui 14 sessões: audiovisual (com acervo de filmes em formato digital), braile (com publicações para cegos e portadores de baixa visão, além de livros falados), brinquedoteca (brinquedos e jogos), circulante, fonoteca (vinis e CDs), gibiteca (gibis e HQs), hemeroteca (jornais e revistas), infantil (livros infantis), microfilmagem (microfilmes de jornais paraenses do século XIX e XX), obras do Pará, obras raras (livros raros), periódicos, referência e telecentro..
A coordenadora da Biblioteca, Ruth dos Santos, informa que durante o mês de julho, o espaço irá funcionar de segunda a sexta-feira. “A Biblioteca funcionará normalmente, de segunda a sexta, no horário de 8h30 às 19h, com todos os espaços abertos ao público”. O espaço oferece aos usuários diversos gêneros de leitura, como Direito, Economia, Administração, Ciências Políticas, Sociologia e muitas outras áreas de conhecimento, presentes em livros didáticos, leituras obrigatórias para vestibular e concursos públicos.
O maior interesse do público é pela tranquilidade do ambiente. “Dá para estudar e fazer pesquisa, além de oferecer um relativo silêncio para a concentração nos estudos. Me agrada muito vir ao Centur fazer pesquisa”, explica Pedro Trindade, analista de 27 anos, que frequenta com certa regularidade a biblioteca para estudar e pesquisar. Assim como Camila Nunes, estudante de 17 anos que, por recomendação de amigos, visitou pela primeira vez o espaço e gostou da variedade de livros.
Serviço: A Biblioteca Pública Arthur Vianna funciona durante o mês de julho, de 8h30 as 19h, no edifício sede da Fundação Cultural do Pará, na Avenida Gentil Bittencourt, 650. Entrada franca.