Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Cooperativa de detentas participa da Feira do Artesanato do Círio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/09/2015 13h16

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), a primeira do Brasil formada exclusivamente por detentas, iniciou nesta semana a confecção de produtos para o Círio de Nazaré 2015. A produção realizada pelas internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) deverá ser exposta pela primeira vez na Feira do Artesanato do Círio, promovida pelo Sebrae, e também em praças da Região Metropolitana de Belém. Toda a renda é dividida pelas próprias internas.

Essa e a segunda participação da Coostafe na programação do Círio. A expectativa é de que as vendas superem o volume comercializado no ano passado. “Estamos esperando vender muito mais neste ano. Vamos poder apresentar melhor nosso trabalho e mostrar novos produtos - como a berlinda porta-velas, criada pelas detentas -, já que a cooperativa se tornou mais conhecida no mercado e isso aumentou nossa demanda”, explicou a agente prisional e professora de artesanato Daniele Couto.

“A terceira edição da Feira do Artesantato do Círio 2015 tem como propósito maior incentivar a cultura, divulgar e comercializar os trabalhos de artesãos cujas criações estejam intrinsecamente ligadas à temática do Círio de Nazaré e que também retratem o cotidiano do povo amazônico em sua diversidade de formas e cores”, explica Maryellen Pinto, da coordenadora técnica da FAC 2015 do Sebrae-Pará.

Dezoito internas se distribuíram na confecção de camisas, mantos, garrafas ornamentais, ímãs de geladeira, chaveiros, almofadas, canecas, bolsas, guirlandas, relógios de parede e bandanas com o tema Círio de Nazaré. O trabalho foi redobrado para atender a demanda e atingir a meta de produtos para a festividade. Nesse período que antecede o evento, as detentas encaram uma jornada que vai das 8h às 20h, para dar conta de todos os pedidos, já que além de participarem de feiras e venderem em praças, elas também aceitam encomendas.

A interna Maria Domingas dos Santos, de 56 anos, está no projeto desde a criação da cooperativa. Muito religiosa, ela conta que tem muito prazer em produzir artigos para o Círio. “É muito emocionante para mim poder confeccionar produtos para a festa de Nossa Senhora, sou muito devota e é muito bom poder homenageá-la de alguma forma. Já tenho gosto em trabalhar aqui na cooperativa, mas fazer isso para ela é melhor ainda”, garantiu a cooperada.

Cerca de mil produtos com o tema do Círio devem ser produzidos pela Coostafe, 500 deles já foram separados para a Feira do Artesanato do Círio 2015, que será realizada de 07 a 11 de outubro, na Praça Waldemar Henrique. O evento, que faz parte do cronograma oficial do Círio de Nazaré, pretende incentivar a cultura, além de promover e comercializar produtos ligados à festividade, desde artigos de miriti às biojoias confeccionadas com sementes.

“É uma oportunidade que se abre para elas, para que exponham seus produtos, façam contatos e abram novas possibilidades de negócios. A participação delas na FAC ajuda na ressocialização e também atesta a qualidade do que é produzido pela cooperativa, pois um dos critérios que utilizamos para aceitar a participação dos artesãos é a submissão a uma curadoria. O Sebrae ainda agradece pelo interesse no evento, pois mostra a confiança na feira como vitrine para o artesanato, queremos que cada vez mais artesãos possam ganhar espaço e mostrar o seu talento aqui”, afirma Maryellen Pinto, do Sebrae-PA.

Para as detentas da Coostafe a expectativa é grande. “Esperamos por uma boa saída dos nossos produtos, especialmente as novidades que desenvolvemos para a festa este ano. Tudo é feito com muito carinho e riqueza de detalhes. Temos itens para todos os gostos e preços. Alguns, mais elaborados, podem chegar a 300 reais, como as redes bordadas, mas independente do valor pago temos certeza de que os clientes sairão satisfeitos”, aposta a interna Ediane Sousa.