Imetropará orienta consumidor a evitar produtos irregulares na Semana Santa
Com a proximidade da Páscoa e da Semana Santa, o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) alerta os consumidores para alguns cuidados importantes na hora de adquirir os produtos da época. A principal advertência do órgão diz respeito aos produtos irregulares, problema que ainda traz prejuízos a muita gente, especialmente no que diz respeito aos ovos de Páscoa, pela grande variedade de marcas e tipos encontrados no mercado. Nesse caso específico, o Inmetro traz dicas práticas para que o consumidor não erre na hora da compra.
* Ovos de chocolate com brindes
Na compra de ovos de chocolate que tenham brinquedos como brinde, é importante verificar se na embalagem está estampada a frase: "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, aviso que informe que não existe restrição de faixa etária. No brinde o consumidor deve também procurar o selo do Inmetro. Cerca de 15% dos relatos de acidente de consumo registrados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) estão relacionados a produtos infantis, por isso os pais devem ter atenção redobrada e ler todas as instruções antes de entregar o brinquedos às crianças.
* Atenção ao peso
Ovos, bombons, chocolates em barra, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.
* Não compre pelo número
A numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência, ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.
A Semana Santa também faz aumentar a procura por outro produto da época, o pescado, que exige iguais cuidados na hora da compra:
* Peixe fresco
Sejam eles adquiridos em feiras ou mercados, sempre acompanhe a pesagem dos peixes frescos. Esta deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto. Certifique-se que a balança ostentao selo do Inmetro e esteja com a revisão em dia.
* Peixe congelado
Caso queira que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado, fique atento se o vendedor não pesará o produto após acrescentá-lo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo. Na aquisição do pescado congelado, observe na hora do preparo se o cardápio rende a mesma quantidade que está habituado a consumir.
* Portaria nº 153/2008
Pescados congelados em supermercados, açougues e peixarias da capital devem indicar o peso correspondente na embalagem, exclusivamente quando fracionado em atacadistas ou em pontos de venda direta ao consumidor. Segundo o estabelecido pela Portaria Inmetro nº 153/2008, filés de pescado congelado, quando configurarem um produto pré-medido – aquilo que é embalado e medido sem a presença do consumidor – somente podem ser comercializados com os seguintes conteúdos nominais: 500g, 800g, 900g e 1kg. Abaixo de 500g e acima de 1kg não há qualquer restrição.
*Use a balança do estabelecimento
Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.
Serviço: Na dúvida fale com o Imetropará - O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone (91) 32417-0524 ou 0800-280-1919 ou ainda pelo e-mail ouvidoria@imetropara.pa.gov.br.