Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Iesp abre curso de aperfeiçoamento de oficiais e curso superior de Polícia e Bombeiros

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/04/2015 15h21

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, ministrou a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Especialização em Defesa Social e Cidadania, e do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar, na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp).

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais tem por finalidade formar profissionais da área de segurança pública, tendo em vista as demandas cada vez mais complexas da sociedade brasileira. A cada ano, o curso avança no sentido de promover uma educação cada vez mais integrada e que contemple as vertentes éticas, políticas, administrativas, jurídicas e operacionais da atuação desses profissionais. A turma é composta por 40 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar dos Estados do Pará, Amapá e Maranhão.

Já o Curso Superior de Policia e Bombeiro Militar está ligado à Coordenadoria de Ensino Superior do Iesp e permite acesso na escala hierárquica de oficiais dentro da instituição, sendo requisito para os oficiais superiores (majores e tenentes coronéis) atingirem o último posto da carreira (coronel). Compõem a turma 40 oficiais, entre oficiais do Corpo de Bombeiro Militar, da Policia Militar e da Policia Civil dos Estados do Pará, Amapá e Maranhão.

O secretário Jeannot Jansen acredita que a trocas de ideias, as criticas e debates será produtiva e garantirá a renovação do quadro de servidores da Defesa Social e Segurança Pública do Estado. O tenente coronel João Carlos Lima e Silva, diretor do Iesp, ressaltou a importância dos cursos, que serão os primeiros ofertados pela instituição a certificar os participantes com títulos de pós-graduação, após o credenciamento pelo Conselho Estadual de Ensino, como Instituto de Ensino Superior, no final do ano passado.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o comandante geral da Polícia Militar do Pará, Luiz de Freitas Campos, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Nahum Fernandes da Silva, e o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Souza.