Feira Pan-Amazônica do Livro é aberta com apresentações culturais
Com apresentações musicais e cerimônias típicas do Japão, foi aberta no início da noite desta sexta-feira (29), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro. Desde as primeiras horas da tarde, uma grande fila foi formada pelos primeiros visitantes, na expectativa de conhecer o espaço.
Do município de Tailândia, nordeste paraense, a aposentada Maria Eunice, 64 anos, foi a primeira pessoa a entrar no Hangar. Ela estava em busca de uma nova Bíblia Sagrada e outros livros religiosos. “Quero encontrar uma Bíblia do meu agrado e mais alguns livros para presentear minha família”, disse.
Um dos destaques no primeiro dia da feira, o estande da Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira (Apanb) reuniu um grande número de pessoas, com atrações como exposição de instrumentos musicais, como o taikô (tambor japonês), de bonecas e também o funcionamento de uma loja de artigos japoneses, além de uma “Cerimônia do Chá”. No estilo “Sekishu-Ryu Isa-ha”, ela é transmitida há mais de 300 anos e consiste, segundo os expositores, em construir um espírito que repeita a si da mesma forma que respeita o próximo.
Felipe Salgado elogiou a programação no estande, que o fez lembrar-se da época em que esteve no país asiático. “Gosto muito do Japão, inclusive estive lá duas vezes. Além de acompanhar a programação da feira, ainda aproveitei para comprar salgadinhos e alguns acessórios da cultura japonesa”, contou.
Para marcar a abertura da Feira do Livro, os grupos de dança japonesa Minyo Club e Kodon se apresentaram e emocionaram o público. “Estamos muito felizes de apresentar nossa dança aqui. Treinamos muito, toda a semana, para isso”, contou a japonesa Eiko Ito, que, apesar de 40 anos morando no Pará, confessou pouco falar português. Também se apresentaram o Coro Vale Música e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
Neste sábado (30), às 10h30, ocorre na feira a cerimônia comemorativa dos 120 anos de assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão, além de um bate-papo com a autora Thalita Rebouças e um encontro literário com Júlio Maria. O segundo dia será encerrado com o musical infantil “Fazer um Bem”, de Bia Bedran, às 20 horas.
A XIX Feira Pan-Amazônica do Livro segue até 7 de junho, trazendo como homenageados o Japão e o escritor Ariano Suassuna, além de uma extensa programação, que inclui oficinas, seminários, palestras, bate-papos, mostras de cinema, exposições e sessões de autógrafos. Quase 100 mil títulos estão disponíveis ao público neste ano. (Colaborou a repórter Gabriela Azevedo, da Agência Pará de Notícias).