Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICAS SOCIAIS

Região do Baixo Tocantins recebe Conferência Regional de Juventude

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/07/2015 17h58

O Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU) de Abaetetuba sediou na última sexta-feira, 17, a Conferência Regional de Juventude, que propõe o debate e mobilização em torno de políticas públicas voltadas ao segmento na região do Baixo Tocantins. O evento, preparatório à Conferência Estadual que acontecerá em Belem, em data ainda a ser definida, é organizado pelo governo do Estado, via Fundação Pro Paz, com o apoio da Secretária de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O encontro reuniu cerca de 300 jovens de vários municípios da região.

O objetivo é que, durante as conferências regionais representantes das mais diferentes regiões do Estado elaborem as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual e agregadas ao plano Estadual da Juventude, criado de forma coletiva e colaborativa por todos os jovens do Pará.

Construir um diálogo utilizando ferramentas do universo digital em favor da luta pela igualdade, troca de experiências e integração, de forma que se fortaleça a garantia dos direitos e a conquista de novos espaços pelos jovens, colocando-os, ao mesmo tempo, como protagonistas no processo de construção da realidade são algumas das propostas que vem sendo colocadas durante as Conferências da Juventude desde 2008.

A Conferência Regional do Baixo Tocantins é a terceira, das treze conferências que acontecerão em todo o Estado. A programação congregou, ao longo de toda a sexta-feira, representantes de 11 munícipios da região: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.

O coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues, destacou a importância da conferência na região do Baixo Tocantins para que se tenha claras as peculiaridades de cada região e, com isso, um diagnóstico das demandas do segmento em cada uma. “A realização de uma Conferência Regional dá continuidade a um processo de diálogo entre a juventude e o governo do Estado no Baixo Tocantins. Vamos ouvir a realidade desses jovens e, com isso, elaborar um relatório mais detalhado do que efetivamente eles querem apresentar ao governo do Estado.”

Pela manhã, a Conferência abriu espaço para o pronunciamento de autoridades da região, seguidos da entrega de certificados do projeto Biizu, coordenado pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) em parceria com a Fundação Pro Paz. As oficinas de Rádio Comunitária e Audiovisual reuniram mais 50 participantes.

“Participo destas conferências desde 2011 e para mim é muito importante estar aqui. Somente nós, jovens, sabemos os nossos anseios e por isto, somos nós que devemos defender nossos direitos e cobrar dos poderes constituídos políticas públicas para a nossa região”, afirmou Jefferson Sousa, 23 anos, morador de Abaetetuba.

Após a entrega dos certificados, os jovens foram separados em três Grupos de Trabalho para discutir diferentes eixos de propostas para a região, seguindo o padrão temático da Conferência Estadual de Juventude: Juventude: Democracia, Participação e Protagonismo Juvenil; Plano Estadual de Juventude e Articulações das Politicas Públicas de Juventude.

Ao final, dois grupos de dança do Movimento Estudantil Independente de Barcarena fizeram apresentações sob a coordenação de Robson Venturini. A programação foi encerrada com a eleição, pelos próprios jovens participantes, dos delegados da região.

Jeferson Felgueiras, secretário municipal de Educação, que representou a prefeita Francineti Carvalho na ocasião, destacou a importância da mobilização dos jovens da região. “Nós estamos muito felizes por receber este evento. A conferência é um espaço aberto a esses jovens, que se deslocaram de suas comunidades para estar aqui e dar a sua contribuição para a construção de uma nova realidade. Espero que todos aqui presentes possam ver, em breve, o retorno dessa mobilização”, destacou

Marcelia Vaz, 21 anos, moradora da Vila dos Cabanos, contou que veio a Abaetetuba somente para participar da Conferência. “Represento a Associação dos Estudantes Universitários de Barcarena e como futura assistente social me sinto na obrigação de estar aqui, participando e colaborando para a construção de políticas para a juventude no Estado. Como jovens, é muito importante termos esses espaços e podermos eleger nossos representantes.”

“O Baixo Tocantins, como um todo, é uma região que conta com uma juventude bastante politizada, seja ela agregada aos mais diversos movimentos, como o hip hop, estudantil, skate ou juventudes partidárias. Com isto, várias ansiedades são expostas por meio do diálogo. Os Grupos de Trabalho formados aqui trouxeram boas propostas para a juventude”, afirmou Renato Vinicios, gerente de Promoção de Direitos da Juventude da Sejudh.

A próxima Conferência Regional ocorrerá no município de Itaituba, no auditório da Câmara Municipal, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 19, bairro Centro. Em seguida, recebem a programação os municípios de Altamira e Santarém. As datas das conferências nas regiões do Guamá, Carajás, Araguaia, Capim, Marajó e Região Metropolitana de Belém ainda estão sendo definidas.