Hospital Geral de Tailândia comemora dois anos de funcionamento
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), um dos mais estruturados da mesorregião do nordeste paraense, celebra dois anos de funcionamento sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o governo do Estado. O estabelecimento atende quase 240 mil habitantes, com serviços de baixa e média complexidade, contribuindo para o descongestionamento da saúde pública com apenas 0,4% de pacientes transferidos para a capital paraense.
Ao longo desses dois anos, o HGT somou 138.757 atendimentos de urgência e emergência; 14.850 consultas ambulatoriais; 7.712 internações; 4.061 cirurgias; 2.930 partos e 292.192 exames complementares.
Com 52 leitos, o hospital oferece as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologia, cardiologia, oftalmologia e endocrinologia. De acordo com o diretor técnico, Antônio Venturiere, dos atendimento na urgência emergência, a maior ocorrência é de vitimas de acidentes de trânsito, mais especificamente com motos, responsável por 2.780 casos, seguido dos acidentes domésticos (1.841 ) e acidentes de trabalho (1.621).
“Infelizmente ainda temos que apelar para a melhor conduta no trânsito, respeito à legislação e uso de equipamento de segurança, como o capacete, por exemplo”, observou, comentando que em Tailândia, assim como em muitas localidades do interior do Pará, a moto é usada com um veículo coletivo, transportando, por vezes, mais de duas pessoas. “É um comportamento muito preocupante”, destacou o médico, que no entanto ressalta a permanência e tratamento da maioria dos pacientes em Tailândia. “Isso significa mais qualidade de vida e economia com a significativa redução de transferência dos usuários”, apontou.
Parte integrante dessa estatística, o ferreiro Expedito dos Santos Barcelar, 48, deu entrada no hospital dia 28 de junho em estado grave, vitima de acidente de moto, que resultou na fratura do punho direito e de mais cinco costelas. Ele passou por tratamento cirúrgico para colocação de fixador externo na mão. Parte do tratamento, que incluiu ainda drenagem toráxica, foi feito na Unidade de Cuidado Intensivo (UCI), que possui 10 leitos, sendo sete adultos e três infantis, e por onde passaram 543 pacientes de outubro de 2013 a junho deste ano.
“Confesso que fiquei com medo de morrer. Eu estava muito mal. Mas, graças à Deus fui muito bem atendido por toda equipe. Nunca havia sido internado. Foi um susto muito grande. Agora estou bem melhor e sei que muito em breve estarei na companhia de minha família e amigos”, afirma o paciente.
A autônoma Alcione Mendes de Sousa, 31, natural de Jacundá, mas residente há 28 anos em Tailândia, estava na Enfermaria acompanhando a filha Ivanete, 18, que deu à luz o primeiro filho Luiz Gustavo, no último dia 10, em parto normal. “O atendimento foi ótimo, ela não teve nenhum sofrimento. Meu primeiro neto veio ao mundo lindo e saudável e muito bem assistido”, ressaltou, agradecendo toda a equipe de profissionais.
Ivanete e seu filho foram prontamente identificados com pulseiras padronizadas e os dados pessoais colocados na parte superior do leito, procedimentos esses que garantem mais segurança ao paciente e são exigências do hospital. De acordo com coordenador de Enfermagem responsável pelas Clínicas, Emergência e Ambulatório, Ricardo Gomes Júnior, com isso a direção do HGT tenta reduzir a probabilidade de ocorrência de eventos adversos.
“A identificação do paciente é uma prática indispensável para a segurança do usuário no ambiente hospitalar. Esses cuidados evitam erros de medicação, erros durante a transfusão de hemocomponentes, em testes diagnósticos e até troca de bebês, entre outros”, explicou, enfatizando a importância da capacitação constante da equipe multiprofissional do hospital, que vai desde o processo de identificação, da admissão, da transferência ou recebimento de pacientes de outras unidades.
Segundo a responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), a pedagoga Ana Elizabett Gomes, entre 2014 e junho deste ano foram realizados 80 treinamentos com uma carga de 263 horas. “O hospital tem investido constantemente na capacitação visando a melhoria contínua do atendimento aos usuários dos serviços, na sua maioria pessoas carentes. Isso é resgate da dignidade e do respeito a todos que dependem de nossa assistência”, destacou.
Para as colegas Pâmela Galvão, Érica Nayane e Jéssica Raiane, enfermeira e técnicas de Enfermagem, respectivamente, a qualidade da saúde oferecida pelo hospital é um fator decisivo para quem depende do serviço.
A diretora administrativa e financeira Rejane Xavier destaca a importância do hospital não apenas para a região, como para o sistema de saúde pública do Estado. “A equipe HGT se preocupa com a saúde em todos os seu níveis, mas também valoriza a questão humana, o social, e isso certamente têm feito a diferença para cerca de 240 mil pessoas que são atendidas aqui na região”.
O diretor de Enfermagem Renan Tairone ressaltou o empenho da equipe de colaboradores do HGT. “Aqui oferecemos atendimento especializado, seguro e humanizado. São pessoas atendendo pessoas, destinando o que há de melhor nelas mesmas e no hospital”.
O HGT ocupa uma área de 4.300² e conta com cerca de 290 colaboradores diretores e indiretos. O hospital dispõe de apoio diagnóstico com radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, eletrocardiografia, laboratório de análises clínicas e Agência Transfusional (AT) dentro do hospital para atendimento ágil da demanda.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.