Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGO

Fasepa define agenda nacional pela socioeducação em reunião do Fonacriad

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/07/2015 17h39

Os avanços no atendimento a adolescentes privados de liberdade no Pará, assim como a agenda de investimentos em reformas e construção de unidades e em projetos que fortaleçam as politicas de educação, saúde, esporte e lazer voltadas a esse público foram apresentados durante a primeira reunião técnica de 2015 do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), realizado em Salvador (BA), nos dias 9 e 10 de julho. 

Com mais de dez anos de existência, o Fonacriad é uma instância criada para que os gestores e dirigentes das Fundações de Atendimento Socioeducativo no Brasil possam trocar experiências, debater conceitos e buscar soluções relativas à gestão e à execução das medidas socioeducativas no Brasil. 

Além de levar um panorama da politica pública desenvolvida pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), o evento permite, segundo o presidente do órgão, Simão Bastos, mostrar como o Estado se posiciona no contexto nacional.

“O Fonacriad é importante para ver que nossos desafios não são isolados, mas, comuns a outros estados. O que vi lá mostra que estamos no rumo certo, e saímos da reunião com a perspectiva de compartilhar nossas experiências com todo mundo”, descreve o presidente da Fasepa.

Entre os projetos apresentados pela Fundação estão “O Recreio de Verão”, “Plantão Social” e “Diálogos da Socioeducação”, todos desenvolvidos desde janeiro deste ano, em parceria com órgãos estaduais como as Secretarias de Assistência, Trabalho e Renda (Seaster) e Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (SEEIPS).

Durante a programação, a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão foi eleita para coordenar o Fonacriad nos próximos dois anos.

A Fasepa ficou responsável por enviar um relatório com panorama geral do atendimento no Pará à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e colaborar com informações para a coordenação nacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Atualmente, o Pará tem 395 adolescentes privados de liberdade, deste 101 aguardam sentença do juizado.