Concerto de Abertura marca estreia do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz
Tudo pronto para o Concerto de Abertura do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, nesta sexta-feira, 7, que reunirá três grandes nomes da música erudita nacional: o maestro Mauro Wrona, que também é diretor artístico do Festival e irá reger pela primeira vez a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), e as cantoras líricas Eliane Coelho e Denise de Freitas. O evento é realizado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O concerto começa às 20h, no Theatro da Paz.
Na noite de quarta-feira, 5, foi realizado o primeiro ensaio geral com a presença dos três músicos e da OSTP, uma prévia do que o público vai conferir na abertura desta sexta. “Será um excelente concerto, pois o repertório é muito bonito. Nos ensaios é que são feitos os ajustes finais, mas, em geral, seguimos todo o repertório que será apresentado na abertura do evento“, disse o maestro Mauro Wrona.
Segundo Wrona, a integração entre os músicos e a orquestra é fundamental para o sucesso do espetáculo. “Deu para sentir no ensaio uma comunhão entre as cantoras e a orquestra. Me senti, realmente, entre amigos, e esse é o melhor modo de fazer música. Assim fica muito fácil reger“, comentou o maestro.
De acordo com Gilberto Chaves, diretor geral e artístico do Festival, o concerto de abertura deste ano é considerado de altíssimo nível técnico. “A expectativa é muito boa e estou otimista quanto ao sucesso do espetáculo. A orquestra do Theatro da Paz chegou a um patamar admirável como conjunto sinfônico, além das duas cantoras, Eliane Coelho e Denise de Freitas, que são artistas de nível internacional. Eliane é extraordinária e tem títulos honoríficos em Viena, e a Denise é a maior mezzo-soprano do Brasil, portanto será um concerto impecável. Os duetos e as árias escolhidas são justamente alternando o processo clássico com o processo emocional, o que torna o espetáculo muito interessante“, declarou o diretor do evento.
Programa - Eliane e Denise interpretarão árias e duetos célebres de compositores como Bizet, Verdi, Ponchielli, Donizetti e Bellini, do qual será ouvida abertura da ópera “Norma“. De Donizetti, a peça será “Lucrezia Borgia”, com “Il Segreto per Essere Felice”; e de Wagner, a ária “Dich Teure Halle” de “Tannhäuser”. O concerto terá um intervalo de 15 minutos, e volta com peças de Giuseppe Verdi, dueto de Amneris e Aída, da ópera “Aída”; e também a conhecida “Seguidille” da ópera “Carmem”, de Georges Bizet. Serão ao todo 13 peças, encerradas com “l’amo come il fulgor del creato”, da ópera “La Gioconda”, de Amilcare Ponchielli.
Cada cantora vai interpretar quatro músicas, e em quatro outras elas farão duetos. “Vamos ver nesse concerto um verdadeiro embate de duas vozes maravilhosas. Eu tenho certeza que o público vai se emocionar, mas verá também a técnica apuradíssima de Denise e Eliane”, comentou Gilberto Chaves.
Dona de uma voz potente, Eliane Coelho é hoje um dos maiores nomes no cenário operístico mundial. Sua participação na Ópera de Viena lhe rendeu o titulo de Kammersängerin, em 1998. Sua trajetória inclui ainda performances como Tosca, Butterfly, Fedora (com Plácido Domingo) e Herodiade (em “Salomé”, com Plácido Domingo, José Carreras e Ferruccio Furlanetto), entre outras.
É a segunda vez que Eliane canta em Belém. Em 2013, ela interpretou o principal feminino em “Il Trovatore”, de Giuseppe Verdi, na décima segunda edição do Festival de Ópera. No sábado, dia 8, a cantora ministra um masterclass para os cantores do Coro Lírico do Festival de Ópera e outros interessados.
Assim como Eliane, a cantora Denise de Freitas também é muito celebrada e reconhecida pelo público. Com intensas atuações, Denise está entre as mais importantes artistas líricas do Brasil na atualidade. Seus trabalhos incluem Azucena em “Il Trovatore”, no Teatro Municipal de São Paulo (TMSP), e no XII Festival de Ópera do Theatro da Paz, em 2013; Fricka em “Die Walküre” e Suzuki, de “Madame Butterfly”, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor cantora em 2004
Festival - Este ano, o festival contará com a encenação de duas óperas. A primeira é “A Ceia dos Cardeais”, do compositor paraense Iberê de Lemos, que será encenada pela primeira vez em Belém, na igreja de Santo Alexandre, nos dias 18, 19 e 20 de agosto; e a segunda, nos dias 9, 11, 13 e 15 de setembro, no Theatro da Paz, é “Os Pescadores de Pérolas”, obra do compositor francês Georges Bizet, que terá direção cênica do cineasta brasileiro Fernando Meirelles.
O público contará com uma intensa programação paralela de palestras e masterclasses, tudo com entrada gratuita, além de recitais com Carmem Monarcha e outro com 14 cantores líricos paraenses. O evento terá oito palestras sobre a cena operística, sendo uma delas com Fernando Meirelles, falando sobre a experiência de dirigir uma ópera, no dia 14 de setembro, às 18h30.
O XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz será encerrado no dia 19 de setembro com o já tradicional concerto ao ar livre, em frente ao Theatro da Paz.
Serviço: Concerto de Abertura do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, com as cantoras Denise de Freitas e Eliane Coelho e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob regência de Mauro Wrona. Nesta sexta-feira, 7, às 20h, no Theatro da Paz. Ingressos a R$ 20 (plateia, varanda, frisa e camarote de 1ª ordem) e R$ 10 (camarote de 2ª ordem, galeria e paraíso). Informações: (91) 4009-8759.
(Com colaboração de Noely Lima)