Terra Firme e Tenoné recebem ação de cidadania do Pro Paz
Neste sábado, 8, a Fundação Pro Paz, integrada às secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) - Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado do Pará e parceiros como o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA) e Prefeitura Municipal de Belém levou ações de cidadania simultâneas aos bairros da Terra Firme e Tenoné, na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Foram ofertados serviços como as emissões de 1ª e 2ª vias de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, fotografias 3x4 e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de documentação, as comunidades receberam atendimento jurídico e serviços de saúde como vacinação contra gripe, Febre Amarela e Hepatite B, HPV, além de testes rápidos de hepatites virais, Sífilis e HIV.
Na Terra Firme, a parceria da Prefeitura de Belém garantiu serviços como cadastro para cartão do SUS, Bolsa Família e atendimento médico (clínico geral e pediatra). Já o Corpo de Bombeiros ofertou tratamento odontológico na Unidade Móvel. Na oportunidade, jovens da Paróquia Domingos Gusmão, localizada na Terra Firme, atuaram como voluntários.
A comerciária Mirian Lobato (27), moradora no bairro da Terra Firme, tirou a segunda via do documento de identidade. "Aproveitei pra fazer um novo documento, pois o meu estava ilegível. Fui uma das primeiras a ser atendida e fiquei muito satisfeita com o atendimento do Pro Paz", declarou.
Irlan Costa (15), que estuda na Escola Estadual Mário Barbosa, na Terra Firme, recebeu sua primeira carteira de trabalho. "Me inscrevi recentemente no projeto Jovem Aprendiz e exigiram o documento. É muito bom fazer a Carteira de Trabalho, pois pretendo ser um profissional formado em administração ou engenharia, mas até lá tenho que ganhar experiência no mercado de trabalho", contou. Esta semana, Irlan inicia seu primeiro estágio no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Belém.
Irene Costa (57), dona de casa, procurou serviços médicos e foi atendida por um dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). "Precisava ir ao médico há algum tempo e aqui consegui com facilidade. Fui atendida por um clínico geral e estou com encaminhamento para um oftalmologista”, destacou.
A ação na Terra Firme integra a agenda da campanha "Justiça pela Paz em Casa", do Tribunal de Justiça, cujo objetivo é intensificar a tramitação das ações judiciais de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como realizar ações de prevenção e conscientização acerca do tema.
"Essa semana realizamos agendamento de mais de mil audiências por conta da semana dos 9 anos da Lei Maria da Penha, completados ontem, dia 7. Estamos engajados em todo o país no atendimento de mulheres e com o aceleramento de processos e realização de palestras preventivas. A partir do dia 17 deste mês o Tribunal de Justiça se integra ao Pro Paz Mulher no atendimento àquelas em situação de violência e que precisam das medidas protetivas", explicou a juíza auxiliar da Coordenadoria da Mulher do TJE, Mônica Maciel.
O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bettencourt, falou da importância das ações e apresentou números de atendimento no primeiro semestre de 2015.
"Este ano já realizamos mais de 35 mil atendimentos na RMB e interior do Pará. Nossos números mostram o quão importante é a emissão de documentos, pois é um direito básico do cidadão. Estes dados são uma prova de que o Estado tem cumprido seu papel de promover a cultura de paz em todas as regiões", detalhou. "A parceria com o TJE será fundamental para que possamos atender nossas mulheres com as medidas projetivas, que são um direito garantido em lei”, reiterou o presidente.
Próximas ações - O Pro Paz Cidadania estará na Cabanagem e no distrito de Icoaraci, com ação no Paracuri (15/08); no Marco e novamente em Icoaraci (22/08) e Cremação, fechando as ações de agosto no dia 29.