Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas produzem móveis com materiais recicláveis
Enquanto para alguns é lixo, pneus velhos e estrados de madeiras são oportunidades para “reciclar” a vida de adolescentes que cometeram atos infracionais. Esta ação socioambiental é chamada “Terra Viva”, e expõe alguns dos resultados do trabalho desenvolvido com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, no estande do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), na Feira do Artesanato Mundial (FAM). A ação faz parte das políticas executadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), e desperta a admiração por todos que visitam o espaço.
No segundo dia do evento, todos os produtos da “Terra Viva” já haviam sido vendidos, e já estão recebendo encomendas. Quem visita o espaço, é recebido pelos próprios adolescentes e jovens que produziram os móveis, sofás, poltronas e vasos decorativos de pneus. Momento importante que deixa o adolescente que cumpre medida socioeducativa motivado. O jovem de 17 anos já fez muitos cursos e oficinas no cumprimento da medida, mas foi a experiência na “Terra Viva” que mostrou que o mundo pode ser diferente. “Estou gostando muito do trabalho, porque aprendemos a lidar com a reciclagem. Desta forma a gente cuida do meio ambiente e a vê o mundo de outra forma”, afirma o socioeducando.
Com móveis decorativos que chamam a atenção pela beleza e pela responsabilidade social, as novidades estão em designers novos, aprimorados pelos educadores e adolescentes bolsistas da ação. “Adorei a poltrona e a mesa. Mas essa outra utilização para vaso e plantas também está muito legal. Eu acho importante desenvolver essa atividade fazendo uma ligação com o meio ambiente”, expressou a pedagoga Vitória Lima.
A professora Keila Monteiro se comoveu com o resultado do trabalho feito por adolescentes privados de liberdade “Eles estão lidando com a arte, e isso é muito importante pro adolescente. Fico satisfeita, porque além de ter uma obra bonita em sua casa, podemos ajudar com o projeto”, falou a visitante.
Criado em 2009, a Ação Socioambiental “Terra Viva” é desenvolvida pela Fasepa com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade ou internação. Já reconhecido nacionalmente pelo Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com exemplo de experiência inovadora no enfrentamento a violência contra adolescentes, a ação envolve a produção de móveis e objetos de decoração como poltronas, sofás, mesas e vasos. Os produtos são comercializados e toda a renda é destinada à manutenção do projeto e também para os adolescentes e seus familiares.
Serviço - A Feira do Artesanato Mundial ocorre até o dia 30 de agosto, com visitação das 15h às 22h. O ingresso custa R$ 8 (com meia-entrada). De segunda à quinta, até 17h, a entrada é gratuita.