Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Concerto “Um Canto para Maria” reúne corais de instituições em homenagem à padroeira dos paraenses

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/10/2015 11h54

Já passava das 22h de terça-feira, 6, quando começaram os testes de voz e som para o concerto “Um Canto para Maria”, que reunirá corais de diversos órgãos e instituições públicas em um grande espetáculo em homenagem à Virgem de Nazaré. A apresentação será na noite desta quarta, 7, na Basílica Santuário, a partir das 20h. Quem passou pela praça santuário nesse horário teve a oportunidade de acompanhar o ensaio dos cantores e músicos.

A servidora da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Eloisa do Carmo, deixou o cansaço de um dia inteiro de trabalho de lado e foi ao ensaio com a missão de render suas homenagens à padroeira dos paraenses. “O coral pra mim é uma terapia. Sempre acompanhei o Círio como devota e agora vou participar diretamente da festa. Estou vivenciando isso de uma maneira nova e está sendo muito gratificante. Já fico emocionada só nos ensaios, imagine como será na grande apresentação”, contou ela, que há sete meses integra o grupo “Vozes”.

O evento, realizado pela Ong Rede Solidária Pará, reúne diversos corais institucionais, músicos e cantores profissionais em uma apresentação que homenageia Nossa Senhora de Nazaré. Realizada desde o ano 2000, a apresentação já se tornou uma tradição dentro da programação cultural que ocorre em Belém na semana que antecede o Círio de Nazaré.

A solista e coordenadora do evento, Patrícia Oliveira, conta que a primeira edição do concerto ocorreu um ano antes de ela ir morar na Itália para estudar canto lírico e, como promessa pela conquista tão almejada, prometeu vir todos os anos organizar o evento. “Entre 2001 e 2010 fiz questão de estar em Belém prestar essa homenagem à Virgem Maria. No início fazíamos as apresentações em teatros e o repertório era mais erudito. Em 2011, quando retornei a Belém, começamos a nos apresentar na Basílica e as músicas passaram a ser mais populares. Esperamos que igreja fique lotada e possamos arrecadar muitos brinquedos”, disse Patrícia.

A entrada para o concerto custa um brinquedo novo que será doado para a 5º edição do projeto Natal D'Água, promovido pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), órgão ligado à Casa Civil, e que conta com a parceria de instituições da sociedade civil e entidades ligadas à classe empresarial paraense. O projeto social foi criado em 2011 para atender apenas os ribeirinhos de ilhas do entorno de Belém. No ano passado, 14 mil famílias de dezesseis municípios foram beneficiadas com cestas básicas e cerca de 60 mil crianças com a entrega de brinquedos.

Estão no repertório músicas tradicionais e as que são cantadas todos os anos durante as procissões do Círio. Além de Patrícia Oliveira, se apresentam este ano, como convidado, o solista Murilo Guerra, e os corais Fazendart (da Secretaria da Fazenda), Angelorum, Timbres (da Susipe), Canto Pará (da Previdência Social), Tamba Tajá (dos Correios), Conselheira Eva Andersen Pinheiro (do TCE), Vozes (da Adepará) e Belém Pop Orquestra com regência do maestro Tinoko Costa.

Outras duas apresentações do concerto "Um Canto para Maria" serão realizadas no dia 16 de outubro, às 20h30, na Catedral de Castanhal; e no dia 18 de novembro, às 20h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

Serviço: Concerto “Um Canto para Maria. Dia 7, às 20h, na Basílica Santuário de Nazaré. A entrada custa um brinquedo novo que será doando para crianças ribeirinhas.