Comando de Missões Especiais da PM faz 16 anos com militares capacitados
A cerimônia alusiva ao 16º aniversário de criação do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), em frente à sede do Batalhão de Choque, no bairro da Cremação. Na ocasião foram entregues a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar “Coronel Fontoura” a personalidades civis e militares que prestaram notáveis serviços à PM do Pará, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio no âmbito nacional e estadual.
Os sargentos José Roberto Assunção dos Santos, representando a Companhia Independente Fluvial (Cipflu), e Raimundo Nonato Oliveira da Silva, do Batalhão de Polícia Tática, receberam a Medalha do Mérito Polícia Militar “Coronel Fontoura” Grau Cavaleiro. A solenidade foi presidida pelo comandante geral da PM, coronel Roberto Campos, que ressaltou a importância da qualificação da tropa para prestar um serviço público de qualidade à população. "Meus agradecimentos aos oficiais e praças que com muito amor à farda fazem do CME o comando de uma Polícia Militar especializada e preparada para qualquer tipo de atuação para podermos levar um bom serviço a toda sociedade paraense", disse.
A medalha de Bons Serviços Prestados foi concedida a militares que estão há dez (metal bronzeado) e 20 (metal prateado) anos dedicando trabalho à PM. Foram entregues também a “Láurea do Mérito Pessoal" a policiais militares pelos relevantes serviços prestados à corporação.
Segundo o comandante do CME, coronel Leão Braga, 2015 é considerado um ano especial no quesito qualificação e investimento. "O aniversário de 16 anos da tropa é marcado pelo trabalho de equipe, que vem desde a criação até hoje. De janeiro a outubro deste ano, 144 policiais foram especializados em vários cursos. Também vamos organizar o primeiro curso de Operações Químicas fora do eixo Distrito Federal. Adquirimos, em convênio com o Ministério Público, 182 fuzis, 178 escudos balísticos nível 2, capacetes, caneleira e dois ônibus que estão para chegar", resumiu o militar.
O evento se encerrou com desfile da tropa representativa da banda de música da corporação e do CME, sob o comando do major Fernando Luís Oeiras integrada pelos grupamentos da Guarda da Bandeira Nacional; Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque); Batalhão de Polícia Tática (Bpot); Companhia Independente de Polícia Fluvial; Companhia Independente de Operações Especiais (COE); Companhia Independente de Polícia com Cães (Canil); Grupamento Motorizado do Comando de Missões Especiais e Regimento de Polícia Montada (Rpmon).
Estiveram presentes na solenidade os coronéis Dilson Júnior, comandante de Policiamento da Capital; Arthur Moraes, comandante de Policiamento Especializado; Lázaro Saraiva, chefe do Estado Maior Geral, e Marco Antônio Rocha, chefe de Gabinete do Comando Geral da PM. Durante o evento, foi lançado o serviço de Psicologia do CME para dar assistência social e psicológica aos militares e familiares integrantes das unidades do comando.
O Comando de Missões Especiais foi criado com propósito de integrar seis unidades com doutrinas diferentes, mas com um único objetivo: trabalhar diante de crises e eventos diferenciados. O CME é composto por unidades como os Batalhões de Polícia de Choque e de Polícia Tática, as Companhias Independentes de Polícia Fluvial, de Policiamento com Cães, de Missões Especiais e o Regimento de Polícia Montada.
No próximo domingo (18), a Polícia Militar faz ação social na Praça Batista Campos, de 8h ás 13h, com serviço gratuito de emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento e carteira de trabalho. O evento, aberto ao público, terá como atração a demonstração de cães e cavalos da corporação.