Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Dia da alimentação: Adepará garante segurança alimentar ao consumidor

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/10/2015 18h47

O mundo comemora neste dia 16 de outubro o dia da alimentação. O tema é bastante relevante, já que o consumidor está cada dia mais exigente com o que chega às suas mãos, seja nas prateleiras dos supermercados, seja em feiras livres. A pedida é uma só: produtos seguros e de qualidade. Nesse sentido, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) também celebra a data, principalmente, porque tornou-se peça chave para a qualidade dos alimentos, desde o campo até a mesa do consumidor final.

Criado em 2002, o órgão estadual tem como objetivo principal garantir o efetivo serviço de defesa e inspeção sanitária animal e vegetal no Estado do Pará. São centenas de engenheiros agrônomos, médicos veterinários e agentes, que dia a dia, nos 144 municípios do Estado, realizam vacinações para prevenir doenças nos animais, cuidam do controle de pragas, orientam sobre o uso correto de agrotóxicos nas lavouras e trabalham no recolhimento de embalagens vazias, atuam em fiscalizações em barreiras sanitárias, entre outras diversas atividades.

Além disso, é a Adepará que apoia e monitora a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que orienta os gestores na criação das leis municipais para garantir a qualidade dos alimentos. “Os produtos de origem animal não podem ser comercializados, vendidos, sem o selo do Serviço de Inspeção Artesanal, Municipal, Estadual ou Federal. O selo é a garantia que o consumidor tem de que está colocando na sua mesa um alimento seguro”, explica a diretora Técnica de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Melanie Castro.

Controle – A Adepará é responsável ainda pelo controle e erradicação da Febre Aftosa, que mantém o Pará livre da doença com vacinação desde o ano passado, uma das maiores vitórias recentes para a economia paraense. O programa atua desde a garantia da sanidade dos animais que, por fim, estarão na mesa paraense e do mundo inteiro. O mesmo vale para a área vegetal, com programas importantes como o de controle de pragas, como o combate a Mosca da Carambola, e o incentivo à plantação das mais variadas culturas, como cacau, soja, abacaxi, reflorestamento, entre outros.

O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, cita ainda o programa de certificação de produtos artesanais, que hoje permite a comercialização de forma legal de produtos como o queijo do Marajó, farinha de mandioca, tucupi, maniva e outros que fazem parte da cultura paraense. “A Adepará realiza um trabalho extremamente importante para a sociedade, pois é a responsável por certificar essa produção, ou seja, garantimos a qualidade dela ao consumidor”, explica.

Alimento seguro

As fiscalizações móveis, feitas em estradas e rodovias, também são de grande importância dentro das várias atividades desenvolvidas pela Adepará, quando o assunto é a segurança alimentar. O trabalho tem caráter preventivo e educativo e faz parte da política de defesa agropecuária executada pela agência em todo o Estado do Pará. A agência mantém também barrerias sanitárias permanentes em locais estratégicos dentro do Pará e nas divisas com outros estados.

Animais, sementes, mudas e produtos agropecuários, como os insumos, estão entre os itens checados pelos fiscais. O objetivo é evitar, inicialmente, prejuízos aos produtores e, consequentemente, à economia do Estado e à saúde da população. Além de assegurar a sanidade dos animais e vegetais, as fiscalizações garantem a qualidade dos produtos que chegam a mesa do consumidor.