Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEBATES

Equipe técnica da Adepará participa de encontro sobre defesa animal em Cuiabá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/10/2015 20h07

Equipe formada por técnicos da área animal da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) participa, a partir desta segunda-feira (19), do Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal 2015 (Endesa), no Centro de Eventos Cenarium Rural, em Cuiabá (MT). O evento ocorre concomitantemente com a 5ª Reunião Extraordinária da Cosalfa (Panaftosa), Reunião do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) e Reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), no mesmo local.

O Endesa visa aprimorar ações de defesa sanitária animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico. O encontro faz um balanço das ações dos dois últimos anos anteriores e projeta ações para os próximos dois anos, destacando-se como um dos principais eventos técnico-científico dirigido ao público com interesse no tema.

Para o gerente do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, George Santos, que integra a equipe técnica da agência, os eventos trazem um panorama da situação da defesa agropecuária de cada país da América do Sul, além de perspectivas de trabalho para os próximos anos. “Discutimos ações a serem tomadas, montam-se agendas mínimas para o alcance de área livre de febre aftosa de toda a América do Sul, bem como, evoluções da defesa agropecuária”, explica. “Será dado ênfase na defesa agropecuária em fronteiras, destinos corretos de animais mortos, entre outros assuntos importantes da área de defesa animal”, complementa.

Nesta quarta edição do evento, o tema é "Proteger os animais, preservar nosso futuro", que busca dar visibilidade ao trabalho do Serviço Veterinário Oficial, harmonizar procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e ampliar o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de Defesa Sanitária Animal, em prol da sociedade brasileira.

Serão abordados temas como Ferramenta PVS/OIE – PVS-Gap Analysis; Uso da TI na Defesa Sanitária Animal, Doenças Transfronteiriças; Redução de Riscos Biológicos; Certificação Sanitária; Sistema de Auditoria; Epidemiologia; Bem-estar Animal; Interface Saúde: Animal/ Humana. Como nas edições anteriores, haverá apresentação de trabalhos técnico-científicos relacionados com a “Defesa Sanitária Animal”, em sessão de pôster, de acordo com as regras para a inscrição de trabalhos. (Com informações do Ministério da Agricultura)