Sectet promove oficinas para fortalecer Ecossistema de inovação e capacitação
Programação no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, reúne servidores e representantes do ecossistema de inovação do Pará

Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora e impulsionar a formação de profissionais inovadores, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do Programa Startup Pará, deu início a um ciclo de oficinas voltadas à inovação, ao empreendedorismo e à gestão pública. As atividades ocorrem no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, reunindo servidores, empreendedores e representantes do ecossistema de inovação do Pará.
O ciclo faz parte das ações estratégicas do Startup Pará, que busca aproximar o poder público, o setor produtivo e a academia em torno da criação de soluções criativas para os desafios do desenvolvimento sustentável no Pará.

“Nosso objetivo é incentivar uma mentalidade inovadora em todos os setores, desde a gestão pública até o empreendedorismo local. A inovação acontece quando conseguimos compreender as reais necessidades das pessoas e propor soluções que gerem impacto positivo”, explicou Renato Cortez, coordenador do Programa Startup Pará.
De acordo com o secretário Victor Dias, o ciclo de oficinas reforça o papel da Sectet como indutora de inovação e conhecimento no Pará. “Essas oficinas representam o compromisso da Sectet em capacitar pessoas, fortalecer o ecossistema de inovação e preparar o Estado para uma nova economia baseada em conhecimento, tecnologia e sustentabilidade”, destacou o secretário.

Oficina Aplicada de Inovação
A primeira atividade do ciclo é a “Oficina Aplicada de Inovação”, conduzida pelo mentor Marcelo Magalhães, especialista em comportamento de consumo e fundador do Boaventura Lab. A formação, que já iniciou, segue até o dia 6 de novembro e é composta por dois módulos.
No primeiro módulo, os participantes exploram conceitos fundamentais sobre inovação e identificação de problemas reais, com base na metodologia Job To Be Done. Já o segundo módulo aborda o Design de Proposta de Valor, utilizando a ferramenta Value Proposition Canvas para conectar soluções às necessidades dos clientes e ao propósito de cada negócio.

Próximas oficinas: Licitações, Processos Administrativos e Propriedade Intelectual
A programação segue com a Oficina de Licitações e Contratos Administrativos, baseada na Lei nº 14.133/2021, que será realizada de forma presencial e on-line, com carga horária de seis horas. A formação tem como foco capacitar servidores e empreendedores sobre os principais aspectos da nova legislação, destacando as oportunidades para micro, pequenas e médias empresas em processos licitatórios.

Em seguida, será promovida a Oficina Processos e Procedimentos Administrativos na Administração Pública, com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento de servidores e gestores sobre a execução correta e eficiente de rotinas administrativas, alinhadas às boas práticas de governança e transparência pública.
Também integra o ciclo a Oficina de Propriedade Intelectual: Proteja seu Negócio – Marcas e Patentes na Prática Empresarial. A formação é voltada a empreendedores, gestores, startups e pesquisadores interessados em compreender como identificar e proteger seus ativos de propriedade intelectual, com foco em decisões estratégicas e preventivas. A atividade abordará temas como fundamentos da propriedade intelectual, riscos comuns e medidas de proteção para marcas, patentes e inovações, além de incluir material de apoio digital e dinâmicas práticas.
Texto de Aurea Ribeiro, sob supervisão de Bruna Ribeiro