Novo viaduto marca avanço na mobilidade urbana de Belém e Ananindeua
Moradores da RMB aguardam a entrega do quinto viaduto em dois anos

O novo viaduto Pastor Gilberto Marques será entregue à população neste sábado (25), marcando um avanço importante na mobilidade urbana da Região Metropolitana. A obra vai facilitar o tráfego entre Belém e Ananindeua, garantindo mais agilidade, segurança e qualidade de vida para quem circula diariamente entre os dois municípios. Localizado na avenida Mário Covas com a avenida Independência, no bairro do Coqueiro, o equipamento tem 350 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura e vai melhorar o trânsito na região.
Mais de 20 mil pessoas trafegam diariamente no local e com o novo equipamento, quem vem da avenida Augusto Montenegro para a BR-316 e vice-versa, vai conseguir passar sem precisar parar no sinal. Desde o início da obra, em 2024, cerca de 300 trabalhadores já atuaram, direta ou indiretamente, na construção do quinto viaduto.

"Eu acho que vai melhorar muito, pois antes só tinham duas pistas. Agora quem vem por baixo do viaduto não atrapalha quem vem da Mário Covas ou de Icoaraci", comenta o eletricista Nestor Sepeda, morador do bairro.

Para o motociclista Guilherme Silva, o novo equipamento vai melhorar não só o trânsito, mas também a segurança dos motoristas que trafegam diariamente no local. "Aqui era um cruzamento muito complicado, agora com o viaduto, o trânsito vai ficar mais fácil. Vai melhorar o ir e vir e até nossa segurança que trafegamos de veículos pela via", comemora.
Outros quatro viadutos já foram entregues à população nos últimos dois anos: o primeiro em 2023, na rodovia BR-316 com a avenida Ananin, em Ananindeua; o segundo, em 2024, na BR-316 com a Alça Viária, em Marituba; o terceiro em 2025, na BR-316 com a avenida Independência, em Ananindeua; e o quarto na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações, em maio de 2025.