Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará entrega Hospital Público de Castelo dos Sonhos

Unidade, que estava em obras desde 2014, foi entregue com 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica e clínica médica

Por Ronan Frias (DETRAN)
17/07/2020 17h48

Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos ‘João Trevian Sobrinho’A longa distância em busca de atendimento médico acabou para moradores do distrito de Castelo dos Sonhos, distante cerca de 1.100 km da sede da cidade de Altamira. Nesta sexta-feira (17), o Governador Helder entregou o Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos "João Trevian Sobrinho".

"Nós estamos entregando o hospital para atender a população. Um compromisso que firmei com a população para cuidar da nossa gente. Agradeço a todos os profissionais de saúde que vão garantir atendimento e salvar vidas aqui", destacou o governador do Estado.Helder Barbalho e demais autoridades no ato de entrega do hospital


O hospital, que possui 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica, clínica médica e outros quatro leitos em sala de estabilização, vai atender ao mês, em média, 20 mil habitantes, incluindo o distrito de Cachoeira da Serra e as aldeias indígenas do entorno. 

Leitos clínicos do HospitalJosivan Batista, sub-prefeito do Distrito, avaliou a entrega da unidade como um momento importante para a população. "A região da BR-163 sofria muito por não ter um hospital deste tipo. Agora é um sonho sendo realizado".

Com perfil de baixa complexidade e restrito a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela atenção básica dos municípios, o hospital vai facilitar o acesso à saúde para a população que vive em localidades à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).

"Esse hospital fica próximo à divisa com o Mato Grosso e é de suma importância para os moradores. O governador tem se mostrado incansável trabalhando em todos os cantos do Pará", reiterou o deputado federal Júnior Ferrari.Governador percorreu as dependências do Hospital de Castelo dos Sonhos

As obras, que foram iniciadas em agosto de 2014, foram concluídas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) em abril deste ano, totalizando 3.400 metros quadrados de área construída. 

"A obra se arrastou desde 2014, mas o governador Helder deu prazo limite para a entrega. Nós finalizamos a obra e estamos entregando hoje já para o uso em ações de enfrentamento à Covid-19", explicou Valdir Acatauassu, secretário adjunto da Sedop.

Farmácia do HospitalNeste primeiro momento, o hospital realizará atendimentos em regime de 24 horas, todos os dias da semana, somente de casos de Covid-19 e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves que necessitem de internação.

"O governo do Estado está chegando em todas as regiões. A entrega do hospital é uma prova disso. A unidade vai atender as demandas de todas as regiões daqui", avaliou o deputado estadual Eraldo Pimenta.

O suporte ao atendimento médico conta com laboratório de análises, Raio-X, ultrassonografia (USG) e eletrocardiograma (ECG), além de apoio assistencial em enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social e psicologia. De acordo com a diretora da unidade, Louhanna da Silva, "70% dos profissionais contratados têm residência na região. Conhecem a rotina da cidade e a própria população local. O que ajuda também na humanização do atendimento".

Emerson dos Santos é um dos contratados para trabalhar no novo hospital. Morador da cidade há 21 anos, o enfermeiro falou com entusiasmo sobre trabalhar no local. "A entrega deste hospital, depois de tanto tempo, é um sonho para a gente. Principalmente para a população mais carente que não tem condições de ter atendimento particular em outras cidades e em outro Estado, como o Mato Grosso".

O hospital é do governo estadual e está sob gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Nacional de Assistência Integral (INAI).

Saúde descentralizada O novo hospital vai facilitar o acesso à saúde para a população de localidades à margem das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá

Para o deputado estadual Ozório Juvenil, a conclusão do hospital representa o compromisso do Governo com a descentralização da saúde. "Com um ano e seis meses de governo, o hospital foi entregue. A unidade vai encurtar as distâncias para quem vive nessa região, como o governador vem fazendo em todas as outras".

De janeiro de 2020 até hoje, já foram seis hospitais estaduais entregues à população. Sendo eles: 

- Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (distrito de Icoaraci, em Belém)
- Hospital Regional dos Caetés (em Capanema) 
- Hospital Santa Rosa (em Abaetetuba)
- Hospital Regional do Tapajós (em Itaituba)
- Hospital Regional de Castanhal
- Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos