Vice-governadora do Estado realiza visita à obra da Nova Tamandaré, em Belém
A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, fará uma visita técnica à obra da Nova Tamandaré, em Belém, nesta terça-feira, 19. O local recebe serviços de reestruturação, um dos legados da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense.
A obra de urbanização e sustentabilidade da Nova Tamandaré, localizada no bairro da Cidade Velha, avança dentro do cronograma executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com frentes de trabalhos em seis quadras ao longo do canal da Avenida Tamandaré. Os serviços já estão na fase da construção das estruturas das passarelas do parque linear.
Estado beneficia mais de meio milhão de pessoas em Belém com obras em 17 canais
- Desde 2019, o governo estadual já garantiu mais de R$ 1,6 bilhão para a requalificação de 17 canais, essenciais para prevenir inundações e alagamentos, o que contribui para maior qualidade de vida à população residente às margens desses espaços. Um benefício que abrange mais de 520 mil pessoas na capital paraense.
- O governo do Estado já entregou a macrodrenagem do Canal do Tucunduba. Iniciadas na década de 1990, as obras no local se arrastaram durante décadas e hoje garantem mais infraestrutura urbana e qualidade de vida para cerca de 200 mil pessoas em bairros como Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.
- Já foram entregues um trecho dos Canais União e Timbó, e um trecho do Canal da Gentil. Em maio deste ano, foi a vez da etapa final da macrodrenagem do Canal da Mundurucus.
- Hoje, o Estado está executando trabalhos em 15 canais da capital paraense. Desse total, 13 fazem parte do pacote de investimentos da COP 30. Os serviços estão dentro do cronograma e vão garantir mais de 10 quilômetros de novas áreas urbanizadas para a população belenense.
- Canais com obras em andamento: Nova Doca, Nova Tamandaré, Bengui, Marambaia, Vileta, União, Leal Martins, Timbó, Gentil Bittencourt, Caraparu, Cipriano Santos, Mártir, Murutucu, Lago Verde e Sapucajuba.
Porta-voz: vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.