Governo do Pará entrega registro para agroindústria de polpa de frutas em Conceição do Araguaia
O Governo do Pará entrega nesta quarta-feira, 24, no município de Conceição do Araguaia, na região de Integração do Araguaia, o registro sanitário para a primeira agroindústria de beneficiamento de polpa de frutas do município, para a Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores do Araguaia.
A cerimônia de entrega será realizada, às 13h, no Centro de Treinamento Agroecológico de Inovação Tecnológica e Pesquisa do Sudeste Paraense, com a presença da equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Aadepará), que foi responsável pela concessão da autorização para o funcionamento da agroindústria artesanal.
Atualmente, o Serviço de Inspeção Vegetal da Agência de Defesa conta com mais de 150 estabelecimentos com autorizações e cadastro na Gerência de Produtos Artesanais de Origem Vegetal, que seguem as normas sanitárias de higiene e passam por inspeção regular da Adepará.
A política de implementação de agroindústrias artesanais desenvolvida pela Adepará é de fundamental importância, pois possibilita a inclusão de produtores rurais, principalmente o pequeno agricultor, que pode se reunir em cooperativas e associações e comercializar seus produtos, contribuindo para a geração de renda no campo e a ampliação de mercado para os produtos artesanais.
Copag - A Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores Familiares (Copag) foi criada em 1998 diante da necessidade de ter uma organização para apoiar a comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar. A Copag atua na área de produção, industrialização, comercialização e assistência técnica dos agricultores familiares com abrangência nos 15 municípios da região Sul do Estado. A agroindústria terá capacidade de produção de 4 toneladas por dia e deve gerar 10 empregos diretos e cerca de 25 indiretos, beneficiando 48 famílias de agricultores.
Porta-voz: Governador Helder Barbalho