Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur premia os vencedores do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial - Prêmio Carlos Rocque

Por Governo do Pará (SECOM)
20/10/2026 12h21
Abertura: 22/10/2026 10h00
Encerramento: 22/10/2026 12h00
Local: Auditório do Centro Administrativo do Estado- CEADE
Endereço: Avenida Brigadeiro Protásio, n⁰ 621, Bloco II
Contatos: Sâmia Maffra / Ascom Setur - (91) 98093 5188

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza nesta quinta-feira (22) a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial - Prêmio Carlos Rocque. O evento será,às 10h, no Auditório do Centro Administrativo do Estado (Ceade), na avenida Brigadeiro Protásio, em Belém.

Os inscritos concorreram em duas categorias:

Categoria A - Embarcações regionais, que inclui cascos de madeira ou aço com dois ou até três conveses e normalmente transportam passageiros em rede para diversas localidades da região amazônica. 

Na Categoria B - estão outros tipos de embarcações, como ferry boats, balsas, empurradores, iates, lanchas, veleiros e pesqueiros, entre outros. Vão ser premiados os três primeiros colocados com o Troféu Carlos Rocque em ambas as categorias, além dos seus decoradores.

No Círio Fluvial, no sábado (10), deste mês de outubro, cinco jurados avaliaram os participantes com base em quesitos como ornamentação religiosa, postura e disciplina da tripulação, pontualidade, cumprimento do percurso e segurança da navegação.

Idealizada em 1986 pelo jornalista, historiador e então presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Carlos Rocque, a Romaria das Águas surgiu para homenagear a Rainha da Amazônia Nossa Senhora de Nazaré e ainda fomentar o turismo religioso.

Porta voz: secretário Emílio Bernardo Ramos, titular da Secretaria de Turismo (Setur)