Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Cine Líbero Luxardo realiza sessão debate com a presença de atriz e diretora do premiado ‘Pedágio’

Por Gustavo Pêna (SEOP)
17/01/2024 11h03
Abertura: 19/01/2024 20h45
Encerramento: 19/01/2024 21h45
Local: Cine Líbero Luxardo, no Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt 650 - Belém
Contatos: Gustavo Pêna - 91 983200199

A Fundação Cultural do Pará (FCP) promove na próxima sexta-feira (19), a partir das 20h45, no Cine Líbero Luxardo, no Centur, em Belém, uma sessão debate de lançamento do filme brasileiro "Pedágio", que tem recebido premiações nacionais e até internacionais. O longa-metragem é o destaque da nova programação da sala de cinema mais charmosa da capital paraense, que vai desta quinta-feira (18) até o próximo dia 24 de janeiro.

O debate será realizado logo após a exibição do filme, na sessão de sexta-feira (19) marcada para iniciar às 19h. A discussão contará com a presença da diretora Carolina Markowicz e da atriz Maeve Jinkings, protagonista do filme. Maeve mora em São Paulo, mas cresceu em Belém e mantém laços com os parentes do Estado. A mediação do encontro será da cineasta paraense Jorane Castro e Marco Moreira, da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).

Pedágio é um filme que tem direção de Carolina Markowicz, a primeira brasileira a receber o Tribute Awards na categoria Talento Emergente do Festival de Cinema Internacional de Toronto, no Canadá. O longa, que também foi exibido no Festival de Cinema Internacional de San Sebastian, na Espanha, recebeu quatro prêmios Redentor no Festival do Rio 2023, sendo: Melhor Ator, para Kauan Alvarenga; Melhor Atriz, para Maeve Jinkings; Melhor Atriz Coadjuvante, para Aline Marta Maia; e Melhor Direção de Arte, para Vicente Saldanha.

Na trama, Suellen (Maeve Jinkings) é uma mulher que leva uma vida simples trabalhando como cobradora de um pedágio. Um dia, ela percebe que pode usar o emprego para fazer uma renda extra, mas de maneira ilegal, acreditando ter um motivo bom para isso: o dinheiro seria destinado a uma “cura gay” para seu filho Tiquinho (Kauan Alvarenga), retratando a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+.

Serviço

Sessão Debate 'Pedágio': 

Dia: 19/01 (sexta-feira)
Local: Cine Líbero Luxardo, no Centur
Inicio da sessão: 19h
Entrevista coletiva com Carolina Markowicz e Maeve Jinkings: 20h às 20h30
Início do debate: 20h45