Assinatura do TED para 2ª etapa da restauração do Parque Cemitério Soledade
Nesta quarta-feira (1º), as 17 h, ocorrerá a solenidade de assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) para a etapa II da restauração do Parque Cemitério Soledade, em Belém. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará o repasse de R$ 7 milhões para a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizar a obra, por meio do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (Lacore).
Esta etapa engloba o restauro de 150 túmulos, mausoléus e remanescentes de duas irmandades do cemitério, situados em uma área que concentra túmulos de grande envergadura, que exigem maior trabalho técnico, além do pórtico da capela e conservação preventiva dos equipamentos restaurados na etapa I do projeto.
A Secretaria de Estado de Cultura, que administra o espaço, lidera os parceiros do projeto. Entre 2021 e 2023, o governo do Estado investiu, via Secult, cerca de R$ 16 milhões, recursos próprios que possibilitaram, durante a primeira etapa, o restauro de 126 estruturas da arquitetura mortuária entre túmulos, mausoléus e o cruzeiro.