Mesa Redonda aborda prevenção ao suicídio e saúde mental de meninas e mulheres
A Semu realiza uma mesa redonda a partir das 9h, desta sexta-feira (29), dentro da Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio, com o tema "Não sofra em silêncio: todas as vozes em defesa das mulheres". Participarão instituições que trabalham na área da saúde mental.
O Setembro Amarelo, iniciado em 2015, objetiva conscientizar sobre os riscos de suicídios e promover o debate para diminuir o estigma associado a esse tema. O suicídio é um problema global, e o Brasil registra altas taxas, especialmente entre jovens e mulheres. O evento quer contribuir para ampliar a prevenção do suicídio, especialmente, entre as mulheres que enfrentam desafios específicos relacionados à saúde mental.
O evento também quer articular a rede de serviços públicos e da sociedade civil em defesa da saúde mental das mulheres; fortalecer a política de cuidados com a saúde mental das mulheres como parte do Programa Pará Mulheres 360º, integrando a Campanha Setembro Amarelo; sensibilizar sobre as causas do suicídio relacionadas a fatores sociais; desconstruir preconceitos e estereótipos em relação à saúde mental; e fortalecer a rede de serviços de saúde mental para mulheres, abordando doenças ocultas e transtornos psicossociais.
A mesa redonda contará com a participação de profissionais que debaterão o suicídio sob a perspectiva psicológica e social, com foco na saúde mental das mulheres. Participantes: Semu (Secretaria das Mulheres), Sespa (Secretaria de Estado de Saúde do Pará); FHCGV (Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana); Conselho Regional de Psicologia (CRP 10) e Corpo de Bombeiros.