Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Resultado do Prosel 2026 da Uepa será divulgado nesta sexta-feira (30)

Por Marília Jardim (UEPA)
29/01/2026 14h40
Abertura: 30/01/2026 09h00
Encerramento: 30/01/2026 12h00
Local: Reitoria da Uepa
Endereço: Rua do Una, 156, Telégrafo (entre Djalma Dutra e José Pio)
Contatos: Ascom Uepa - (91) 98112-0744

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga, nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, o resultado do Processo Seletivo (Prosel) 2026. A lista de candidatos aprovados estará disponível no site oficial da instituição e também será veiculada por emissoras de rádio em Belém e em municípios do interior do Estado, que mantêm a tradicional leitura dos nomes dos classificados.

Ao todo, cerca de 50 mil candidatos concorrem a uma das 3.770 vagas ofertadas nos cursos de graduação da universidade, além de 98 vagas adicionais destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). O processo seletivo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 como critério de classificação.

Entre os cursos com maior concorrência, considerando a relação entre número de inscritos e vagas disponíveis, destacam-se Biomedicina (Belém), com 69,52 candidatos por vaga; Fisioterapia (Belém), com 65,90 candidatos por vaga; e Medicina (Belém), com 62,24 candidatos por vaga.

Além do Prosel 2026, a Uepa também publica nesta sexta-feira os resultados dos Processos Seletivos para os cursos de Licenciatura em Letras-Libras, Licenciatura em Música e do Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, cujas provas foram aplicadas pela própria instituição no final de 2025. Com esses cursos, a Uepa oferta um total de 4.252 vagas nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, distribuídas em 23 campi localizados em 19 municípios paraenses.

O Processo Seletivo Específico para Licenciatura em Letras-Libras, com turmas em Belém, oferece vagas para pessoas surdas, pessoas com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já o curso de Licenciatura em Música terá novos estudantes nos campi de Belém, Santarém, Bragança e Marabá.

O Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas destina uma vaga para indígenas e uma vaga para quilombolas em cada um dos 104 cursos da universidade. As seleções são voltadas a candidatos que concluíram o Ensino Médio, mas que não realizaram o Enem no ano anterior, garantindo, assim, maior inclusão e acesso ao ensino superior público no Pará.

Além de Belém, os campi da universidade em Santarém, Marabá, Cametá, Vigia e Ananindeua também terão divulgação do listão e estarão de portas abertas para a comemoração dos novos calouros da universidade.